domingo

, 19 de maio de 2024

Arquidiocese de Mariana esteve presente na 41ª AGO do CNLB Nacional

29 de junho de 2023 Arquidiocese

Leci (ao centro, agachada, de blusa rosa) e Sonia (ao centro, em pé, de blusa bege e óculos) posando junto à delegação do Regional Leste 2 da CNBB, compreendido pelas (Arqui)Dioceses de Minas Gerais.

Dos dias 08 a 11 de junho ocorreu na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) a 41ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), com o tema “Não deixemos morrer a profecia”. A AGO contou com a participação de 200 representantes da CNLB dos 19 regionais da CNBB. Da Arquidiocese de Mariana fizeram-se presentes as cristãs leigas Leci Conceição do Nascimento, presidente do CNLB no Regional Leste 2, e Sonia Maria Barbosa, presidente do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana (CLAM).

O local escolhido deve-se ao fato de ser o berço do profeta Dom Helder Câmara, cujas palavras proferidas ao monge Marcelo Barros, inspiraram o tema do evento. Foi um momento rico, orante e de partilha de experiências vividas nos diversos âmbitos de atuação do laicato: Igreja (sinodalidade), sociedade (cenário atual, análise de conjuntura) e cuidado com a Casa comum.

Durante a assembleia, diante do túmulo de Dom Helder, os participantes avaliaram a caminhada e celebração de abertura do Jubileu de Ouro do CNLB Nacional. Será uma caminhada de três anos, que refletirá sobre os temas profecia, testemunho e memória.

Como encaminhamentos da 41ª Assembleia Geral Ordinária, foram redigidas e aprovadas notas sobre temas que afetam o enfraquecimento da participação do laicato brasileiro, em controle social das políticas públicas e cartas de apoio às entidades parceiras do organismo, a partir dos clamores do povo, suas necessidades. São elas:

  1. Carta Geral da 41ª AGO;
  2. Moção de Repúdio ao PL 490/2007 – Marco Temporal;
  3. Moção de Apoio aos Servidores da Educação – Professores lutando por seus direitos;
  4. Carta das Organizações Filiadas aos CNLB;
  5. Carta da Comissão Nacional de Juventude do CNLB;
  6. Carta ao Papa Francisco;
  7. Carta à CNBB sobre o Dia dos Bispos Profetas.

Já estão disponíveis as moções e cartas aprovadas na 41ª Assembleia Geral Ordinária do CNLB. Acesse e baixe no link: www.cnlb.org.br/cartas-mocoes-da-41a-ago

Texto: Sonia Maria Barbosa

Imagens: Leci Nascimento/Arquivo pessoal

Agenda