sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Arquidiocese de Mariana festeja sua padroeira, Nossa Senhora da Assunção

12 de agosto de 2022 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana se alegra em comemorar a festa de sua padroeira: Nossa Senhora da Assunção. A celebração deste dogma mariano foi estabelecida pela Constituição Apostólica Munificentissimus Deus (Deus munificentíssimo), proclamada pelo Papa Pio XII, em 1950, e tradicionalmente acontece no dia 15 de agosto. Entretanto, no Brasil, a solenidade é festejada no domingo subsequente, quando a data ocorre de ser durante a semana.

Nesta Igreja Particular, duas paróquias, em Mariana (MG) e em Barbacena (MG), também têm como padroeira Nossa Senhora da Assunção. Confira as programações:

Catedral de Mariana

Na Igreja Mãe da Arquidiocese, as festividades ocorrem entre os dias 12 e 21 de agosto e têm como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

A programação inclui a celebração da Santa Missa às 7h, às 15h, com a oração da novena solene, e às 19h. Ainda, todos os dias haverá o toque dos sinos às 18h e a recitação do Terço às 18h30. No dia da padroeira, o encerramento das festividades será às 19h30 com Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos.

Com a Catedral ainda fechada para o processo de restauro, em sua maioria, os ritos acontecem no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG). Confira aqui a programação completa

Barbacena

Neste clima festivo, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena, também comemora sua padroeira. À luz da Constituição Gaudim et Spes (GS 4) promulgada pelo Papa Paulo VI e em sintonia com o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) 2022-2026, as solenidades tiveram início nesta quinta-feira, 11 de agosto, e se estendem até dia 21.

Os festejos incluem dos dias 11 a 19 de agosto, na Igreja Matriz, a celebração da Santa Missa com o novenário às 15h e às 19h. Ainda, às 18h, haverá momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, recitação da ladainha e oração do Terço da Misericórdia de acordo com a programação do dia.

No dia 20, véspera da solenidade, a missa das 15h terá a bênção especial para os idosos e enfermos. Ainda, haverá às 18h o Santo Terço e às 19h a Celebração Eucarística. Já às 20h haverá procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Boa Morte percorrendo algumas ruas da cidade até a Igreja Matriz.

No domingo festivo, 21 de agosto, a Missa Solene da Assunção de Nossa Senhora será celebrada às 9h. Ainda, às 16h haverá a Missa Festiva, seguida de Procissão e coroação da Imagem de Nossa Senhora da Assunção. Confira aqui a programação completa

Foto: Vatican News

Veja também:

Setor Música Litúrgica da CNBB sugere cânticos para a Solenidade da Assunção de Maria

Agenda