sábado

, 20 de abril de 2024

Arquidiocese de Mariana ganhará quatro novos sacerdotes em dezembro

05 de novembro de 2021 Arquidiocese

Com alegria e júbilo, em dezembro, a Arquidiocese de Mariana ganhará mais quatro sacerdotes para o Serviço de Deus e do Povo. Impulsionados pelo amor de Cristo, os diáconos Bruno Gomes Silva, Carlos Heitor Fideles, Delvair Divino Xavier e Wagner José Nascimento Balbino serão ordenados presbíteros no próximo dia 04. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, às 16h, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG).

Ordenados diáconos em 29 de maio deste ano, os quatro jovens realizaram todo o processo formativo no Seminário São José da Arquidiocese de Mariana. Devido às restrições impostas pela pandemia, a participação presencial na Celebração Eucarística será restrita a convidados. Os demais fiéis poderão acompanhar a cerimônia através das redes sociais da Arquidiocese de Mariana e pelo canal da Web TV Saúde no YouTube.

Conheça os diáconos ordenantes:

 

Bruno Gomes Silva: natural de Ouro Preto (MG), nasceu em 09 de Fevereiro de 1995 e é filho único do casal José Marcelo de Souza Silva e Sueli Hermínia Gomes Silva. Sua paróquia de origem é a de Nossa Senhora da Conceição da sua cidade natal. Ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Mariana no dia 13 de fevereiro de 2013. Atualmente, aos 26 anos, vive o período do diaconato na Paróquia de São Silvestre, em Viçosa (MG).

Para ele, este momento é marcado por alegria e responsabilidade. “Alegria por corresponder ao chamado amoroso de Deus. Responsabilidade em ser fiel e ajudar com que os nossos irmãos e irmãs possam caminhar rumo ao céu sentindo a presença Deus em sua vida por meio do nosso ministério. Rezem por nós!”.

O seu lema presbiteral será “Tú és sacerdote eternamente” (Sl 110,4).

 

Carlos Heitor Fideles: nascido no dia 6 de abril de 1995, tem como paróquia de origem a de Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta (MG). Os seus pais são Antônio Carlos Rosa Fideles e Luciana Aparecida Penha Fideles. Ainda, tem uma irmã mais nova chamada Ana Carla Fideles. Ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Mariana no dia 30 de janeiro de 2010, na Comunidade Vocacional Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena (MG). Atualmente, vive o período do diaconato na Paróquia de São José, em Alto Rio Doce (MG).

“Estando próximo à Ordenação Presbiteral, o coração se enche dos sentimentos de gratidão e alegria. Gratidão a Deus, que conduz a nossa vida e toda história, pelo dom da vida e da vocação. Ao contemplar minha vida, noto a grandeza do amor de Deus que nos precede e acompanha. A alegria consiste em me consagrar inteiramente a Deus e ao seu serviço, podendo ser sinal e presença daquele que é o Amor na vida de tantas pessoas”, afirma sobre os sentimentos que perpassam em seu coração próximo a ordenação presbiteral.

O seu lema presbiteral será “Nós cremos no Amor” (1 Jo 4,16).

 

Delvair Divino Xavier: nascido em 10 de maio de 1978, tem como paróquia de origem a de Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (MG). É filho de José Fernandes Xavier e Jaci da Silva Xavier. Tem sete irmãos: Jovair, Rosária, Dário, Denil, Cristina, Rosilene, Dércio e Marina. Ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Mariana no dia 13 de fevereiro de 2013. Atualmente, vive o período do diaconato na Paróquia de São José, em Paula Cândido (MG).

Para ele, “o sentimento que perpassa meu coração é de gratidão. O Senhor me chamou, me escolheu e agora confiará a mim as ovelhas do Seu redil. Que Ele me inspire cada vez mais com os mesmos sentimentos que há em Seu coração”.

O seu lema presbiteral será “Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo” (Fl 2,5).

 

Wagner José Nascimento Balbino: nasceu no dia 5 de setembro de 1994, em Barbacena (MG), tendo como paróquia de origem a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. É o terceiro filho de Carlos da Silva Balbino (in memoriam) e Jânia D’arc Nascimento Balbino (in memoriam). Seus irmãos são Ricardo Nascimento Balbino e Lívia Carla Nascimento Balbino. Ingressou no Seminário São José da Arquidiocese de Mariana em fevereiro de 2012 no Grupo de Orientação Vocacional (GOV). Atualmente vive o período do diaconato na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG).

“Há em meu coração um sentimento de imersão no amor de Deus. Jesus é o Bom Pastor que cuida das ovelhas e neste momento sinto-me abraçado por Ele e cuidado por Ele. É um sentimento inexplicável de muita gratidão e confiança n’Ele”, destaca.

O seu lema presbiteral será “O bom pastor dá sua vida pelas ovelhas” (Jo 10,11).

Agenda