segunda-feira

, 24 de junho de 2024

Arquidiocese de Mariana marcou presença no 5º Congresso Missionário Nacional

23 de novembro de 2023 Arquidiocese

Participantes do Congresso Missionário Nacional. Foto: CNBB

Aconteceu entre os dias 10 e 15 de novembro, em Manaus (AM), o 5º Congresso Missionário Nacional (5CMN). Inspirados pelo tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e pelo lema bíblico partilhado com o 3º Ano Vocacional, “Corações ardentes, pés a caminho”, o evento reuniu cerca de 800 participantes, com representações de todas as regiões do Brasil. À ocasião, a Arquidiocese de Mariana esteve representada pelos Padres José Geraldo da Silva (Pe. Juquinha) e Luiz Faustino dos Santos.

Segundo os sacerdotes do clero marianense presentes, o congresso trouxe muitas novidades, entre elas sobre o conceito de missão.

“Desde o [Concílio] Vaticano II, viemos entendendo e mencionando Missão como uma dimensão pastoral. Dom Esmeraldo Barreto de Farias, Bispo de Araçuaí (MG), nos apresentou um novo conceito bastante convincente. Segundo ele, ‘a missão não é uma dimensão, mas um eixo. A missão tem sua origem na Trindade Santíssima’. Jesus, enviado do Pai, age por meio do Espírito Santo (cf. Lc 4,18; Mt 8,17; Jo 13 1). Jesus se fez periferia. A missão é peregrina, o eixo que sustenta e nutre toda a Igreja. A missão determina minha vida: não faço missão, sou a missão. Missão é da ordem do ser, mais do que o fazer (At 14,27)”, afirmaram.

Durante o evento, foram desenvolvidas conferências e painéis temáticos, além da realização de oficinas, momentos de reflexão e debates em grupos. Os participantes ainda vivenciaram a realidade local, com recepções e atividades nas comunidades paroquiais da Arquidiocese de Manaus. No último domingo, a Romaria dos Mártires foi momento marcante na programação do congresso.

Pe. Juquinha e Pe. Luiz Faustino no Congresso Missionário Nacional. Foto: Arquivo

Mensagem do Papa Francisco

Em uma mensagem enviada aos participantes, o Papa Francisco destacou que “o tema inspirador do vosso encontro recorda justamente que a Igreja local não deve fechar-se em si mesma, em suas fronteiras geográficas e culturais, mas é chamada a partir para os ‘confins do mundo’, levando a mensagem de Cristo a outras terras, evangelizando novas culturas”. Saiba mais AQUI

Carta Compromisso

Ao final do 5º Congresso Missionário Nacional, foi divulgada uma Carta Compromisso em que reafirmam a relevância e a atualidade do Programa Missionário Nacional (PMN), cujo processo de construção iniciou no 4º Congresso Missionário Nacional, em Recife (2017).

No texto, ainda foram indicadas algumas pistas para a ampliação e a dinamização das quatro prioridades do Programa Missionário Nacional, a saber: a formação missionária, animação missionária, missão ad gentes e compromisso profético-social.

“Queremos, como os discípulos de Emaús, continuar tecendo caminhos de busca, de escuta e de transformação para que o Ressuscitado abra os nossos olhos, converta os nossos corações e nos impulsione para a missão permanente. Somos inspirados a reconhecê-Lo no cotidiano dos povos, em suas sabedorias, suas culturas, seus ritos, seus territórios e suas histórias.

Pedimos a força do Espírito para sairmos ao encontro dos pobres e dos outros, inspirados pelo dom da vida dos mártires, servindo ao Reino de Deus com coração sem fronteiras e pés a caminho. Que Maria, Mãe da Amazônia, nos acompanhe em nossa saída missionária das Igrejas locais até os confins do mundo”, destaca trecho da Carta Compromisso.

Leia a carta compromisso na íntegra AQUI

Texto: Arquidiocese de Mariana com CNBB e POM