sábado

, 25 de maio de 2024

Arquidiocese de Mariana motiva a celebração do VI Dia Mundial dos Pobres

03 de novembro de 2022 Arquidiocese

A Igreja Católica em todo mundo celebra no próximo dia 13 de novembro o VI Dia Mundial dos Pobres. Em comunhão com toda Igreja, a Arquidiocese de Mariana convida as paróquias e comunidades a promoverem ações nessa data que, no Brasil, é recordada durante toda semana, dos dias 06 a 13.

Para este ano, o Papa Francisco escolheu como texto bíblico para motivar a reflexão o versículo “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9), a fim de fundamentar em todos os cristãos o compromisso com a solidariedade para com os irmãos mais necessitados. No Brasil, em sintonia com o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2023 e os 66 anos de fundação da Cáritas Brasileira, o tema escolhido para a Jornada Mundial dos Pobres é “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Para motivar a celebração na Arquidiocese de Mariana, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, enviou uma carta às paróquias e comunidades em que elenca quatro razões pelas quais são importantes o Dia Mundial dos Pobres é importante. Confira:

  1. Oportunidade para fazer um exame de consciência e rever nossas atitudes diante da pobreza evangélica proposta por Jesus, que se fez pobre com os pobres;
  2. Fazer uma profunda reflexão nas comunidades e grupos sobre as causas da aceleração da pobreza, fome e miséria em nossos dias;
  3. Aproximar-nos dos pobres, superando toda forma de assistencialismo e preconceito, valorizando a sua riqueza e vendo no seu rosto o rosto de Jesus;
  4. Articular a Paróquia e Comunidades para um gesto concreto neste dia em favor dos pobres.

Além disso, Padre José Geraldo solicita que o pároco, juntamente com as lideranças paroquiais, veja as necessidades locais e promova gestos concretos em favor dos Pobres de sua Paróquia.

Outro ponto a ser articulado no dia dedicado aos pobres são as propostas recomendadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio do caderno formativo, o qual destina a preparação, formação e informação sobre essa data.

Baixe aqui o caderno formativo

Leia aqui a mensagem do Papa Francisco para o VI Dia Mundial dos Pobres

Veja também:

CNBB lança material em preparação ao VI Dia Mundial dos Pobres