sábado

, 21 de dezembro de 2024

Arquidiocese de Mariana motiva gesto concreto para o VIII Dia Mundial dos Pobres

12 de novembro de 2024

O convite para celebrar o Dia Mundial do Pobre é estendido a todos, sem exceção. Momento de profunda reflexão sobre nossas atitudes em relação ao outro, ao nosso próximo.

Jesus acolheu a todos e nos ensinou a fazer o mesmo, e, seguindo seus ensinamentos, a Arquidiocese de Mariana, convoca toda sua Igreja para ir ao encontro dos pobres, sejam eles pobres de espiritualidade ou de alguma vulnerabilidade, colocando em prática as virtudes teologais da Igreja: fé, esperança e caridade.

Confira o convite na íntegra:

Com o tema “A oração do pobre sobe até Deus”, a Arquidiocese de Mariana celebra, no dia 17 de novembro de 2024, o VIII Dia Mundial dos Pobres, um momento de reflexão e animação para todas as Paróquias e Comunidades.

O Santo Padre, o Papa Francisco, menciona como os pobres ocupam um lugar especial no coração de Deus, sempre atento e cuidadoso para com todos. As suas orações são escutadas, e Deus, diante do seu sofrimento, torna-se “impaciente” enquanto não obtém justiça para eles.

“Deus conhece os sofrimentos dos seus filhos, porque é um Pai atento e solícito para com todos. Como Pai, cuida daqueles que mais precisam: os pobres, os marginalizados, os sofredores, os esquecidos […], mas ninguém é excluído do seu coração, do momento que, diante dele, todos somos pobres e necessitados. Todos somos mendigos, porque sem Deus seremos nada”, afirma o Santo Padre.

O Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, fala da importância de a Igreja viver este dia e destaca a diferença da missão realizada pela Igreja, voltada à caridade, e que o trabalho realizado não é serviço social, mas sim, testemunho de fé.

Dentro dessa perspectiva, Dom Airton, convoca cada Paróquia e Comunidade para realizar um gesto concreto neste dia em favor dos pobres, aproximando-se deles, superando toda forma de assistencialismo e preconceito, valorizando a sua riqueza e vendo no seu rosto o rosto de Jesus.

É uma forma de sensibilizar a todos, de que existem pessoas pobres que precisam da nossa generosidade e que podemos sim, socorrê-las.

 

Dom Airton José dos Santos
Arcebispo Metropolitano de Mariana

Diácono Tanus Henriques
Coordenador do Serviço da Caridade

VEJA TAMBÉM