quarta-feira

, 24 de abril de 2024

Arquidiocese de Mariana participa da 39ª Assembleia Geral dos Cristãos Leigos

02 de junho de 2021 Arquidiocese

Foto da capa: Sônia e Leci durante Assembleia do Laicato realizada em novembro de 2019 

Acontece entre os dias 3 e 5 de junho, de modo virtual, a 39ª Assembleia Geral dos Cristãos Leigos. À ocasião, a Arquidiocese de Mariana será representada pela presidente Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Leste 2, Leci Conceição do Nascimento, e pela presidente do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana (CLAM), Sônia Maria Barbosa.

Segundo Leci, vivemos em um tempo desafiador devido à pandemia de Covid-19: famílias sofrendo com o falecimento de pessoas queridas, o alto índice de desemprego, perdas de direitos e crise social, econômica, política, ética e eclesial. Por essa razão, para a presidente do CNLB do Regional Leste 2, “participar desta Assembleia com representantes do laicato de todo o Brasil para refletir e dialogar, à luz da Palavra de Deus, sobre como viver nossa vocação-missão respondendo aos novos desafios deste tempo é inspirador. Nos dá grande expectativa e muita esperança! Tenho rezado para que o Espírito Santo nos ilumine e nos dê sabedoria!”, enfatiza.

Por sua vez, Sônia destaca que o tema da assembleia “nos desafia a refletir sobre o nosso ser cristão leigo e a nossa ação neste cenário de pandemia em que vimos a vida ameaçada e os problemas, antes velados, virem à tona com grande repercussão”. Para ela, isso exige de todos nós uma resposta concreta. “Creio que esta parada para avaliar, refletir e planejar, à luz da Palavra de Deus e da Eucaristia, nos ajudará a clarear a visão e fortalecer o nosso ser Igreja, a nossa vocação e a nossa missão de ser sal, luz e fermento. Além da troca de experiências, estes momentos são uma fonte de reabastecimento para continuarmos a caminhada”, finaliza a presidente do CLAM.

Sobre a 39ª Assembleia Geral dos Cristãos Leigos

A 39ª Assembleia Geral dos Cristãos Leigos que integram o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) acontecerá, de modo virtual em razão da pandemia, de 3 a 5 de junho, organizada pelo organismo do povo de Deus.

O encontro é caracterizado como um espaço para animar os cristãos leigos e leigas a celebrar sua vocação, missão e protagonismo na Igreja, além de aprofundar o tema que escolhido para a caminhada de 2021: “Cristãos leigos e leigas em missão: respondendo aos novos desafios”.

Quem participa?

São convidados a participar do evento, os cristãos leigos e leigas representantes dos CNLBs regionais, as organizações filiadas, além do Colegiado deliberativo e das comissões de assessoria de trabalho do organismo do povo de Deus.

Na programação da assembleia, estão previstos formação com o padre Alfredinho, reflexão com a presidente do CNLB, Sônia Gomes de Oliveira, e do bispo referencial da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo de Tocantinópolis (TO), dom Giovane Pereira de Melo.

Será possível acompanhar a programação da Assembleia por meio dos boletins do CNLB, podcasts, informativos, coletivas de imprensa e flashs durante toda a Assembleia Geral Ordinária 2021. As informações também serão divulgadas nas redes sociais do CNLB.

Acompanhe a programação aqui: www.cnlb.org.br

Com informações e imagens da CNBB

 

 

Agenda