Entre os dias 12 e 14 de julho, a Pascom e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizaram o 8º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação com o tema “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: Desafios e Perspectivas”. O evento, realizado no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, em Aparecida (SP), contou com a presença de mais de 900 comunicadores de todo o país. A Arquidiocese de Mariana estava representada pelo Diretor do Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom), Pe. Robson Cunha, pelo Assessor Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom) Pe. Pedro Hugo Alves Talin, e pelas leigas Laene Medeiros, da Paróquia Santíssima Trindade, em Ponte Nova (MG) e Tânia Forte, da Paróquia do Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete (MG), membros do Grupo de Discussão sobre Comunicação (GDCom).
O encontro contou com a assessoria de referências para a comunicação eclesial como o secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, Mons. Lucio Adrian Ruiz, os membros da coordenação nacional da Pascom, da Comissão Episcopal para a Comunicação Social e do Grupo de Reflexão sobre a Comunicação da CNBB. As conferências trouxeram a caminhada da Igreja e as orientações do Papa Francisco para ajudar na compreensão do momento em que vivemos e na abertura à ação do Espírito, que conduz a nossa atuação como “missionários digitais”. No dia 13, foram oferecidas oficinas de aprofundamento, assessoradas por especialistas, com o objetivo de favorecer o conhecimento dos participantes sobre os diversos temas oferecidos.
Para o diretor do Dacom, Pe. Róbson, um dos destaques do encontro foi a exortação de Dom Amilton para que todos sejam comunicadores da esperança: “Diante de um mundo que tem vivido e acentuado tantas experiências negativas, somos chamados a divulgarmos não apenas ‘conteúdos espelhados’, mas a nossa experiência de fé que transforma vidas e enche o mundo da esperança. O comunicador cristão deve marcar presença no espaço digital e transformá-lo em um lugar de missão, passando de apenas um lugar de conexão para o lugar da comunhão, da amizade, da esperança de vida e ativa. Chego desse encontro com a firme esperança e certeza de que devemos ser apóstolos da esperança e comunicadores de uma experiência real e redentora com Jesus Cristo”, ressalta.
A formação oferecida durante todo o encontro ajudará na condução dos trabalhos da Pascom na Arquidiocese de Mariana. “Foi uma experiência muito enriquecedora para este início de missão que a Arquidiocese me confia de assessorar a Pastoral da Comunicação em nossa Igreja particular. O encontro trouxe como uma grande motivação a possibilidade de compreendermos as vias de nossa missão, enquanto testemunho autêntico do Cristo. Acredito que todos os membros da Pascom se lancem com tanta coragem e aventura nas redes sociais, na internet, e o Papa Francisco nos pede para viver nesse ambiente como um novo campo de missão, anunciando Jesus Cristo, vivendo o Evangelho, vivendo a alegria da fé”, destaca o Pe. Pedro Hugo que, na oportunidade, anunciou a realização de um Encontro Arquidiocesano da Pascom, com data a ser divulgada, visando o repasse das experiências do Encontro Nacional e a continuação do trabalho de articulação da Pastoral da Comunicação em nossa Arquidiocese.
Coleção Comunicação Pastoral
As editoras Paulinas e Santuário lançaram, durante o encontro, a Coleção Comunicação Pastoral composta por três livros para ajudar no eixo formativo da Pascom: “A missão do Agente da Pastoral da Comunicação”, “Missionários no Ambiente Digital: Em nome de quem?” e “Pastoral da Comunicação em Chave Sinodal”, escritos respectivamente por Dom Valdir José de Castro, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB; Moisés Sbardelotto, Coordenador do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB; e Marcus Tullius, ex-coordenador geral da Pascom Brasil. Os livros estão disponíveis para venda nos sites das editoras.
Encontro Arquidiocesano de Rádios, TVs e Novas Mídias
O Departamento Arquidiocesano de Comunicação promove, no dia 21 de setembro, o I Encontro Arquidiocesano de Rádios, TVs e Novas Mídias com o tema “Para uma comunicação plenamente humana”. O objetivo é estabelecer o diálogo entre os veículos de comunicação presentes na Arquidiocese de Mariana e oferecer formação prática para os agentes que atuam nesses meios. Em breve será divulgado o local do encontro e a forma de inscrição.
Texto: Laene Medeiros e Tânia Forte.
Imagens: Pascom Brasil.