sábado

, 13 de julho de 2024

Arquidiocese de Mariana promove peregrinação da juventude à Barbacena

17 de novembro de 2023

A Arquidiocese de Mariana promoverá, em 10 de dezembro, uma peregrinação dos jovens à Barbacena (MG). Com o objetivo de realizar um encontro arquidiocesano, celebrado como um segundo momento do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2023, o evento recordará também um ano da beatificação da jovem e mártir, Isabel Cristina Mrad Campos.

“Com essa peregrinação, acreditamos fazer despertar, ainda mais no coração da juventude, o desejo do serviço amoroso à Igreja e a vivência da santidade”, afirma o Assessor Arquidiocesano das Juventudes, Padre Edir Martins Moreira.

As caravanas e grupos que desejam participar desse momento devem se inscrever até o dia 1º de dezembro no Centro de Pastoral da Região Mariana Sul pelo número (32) 98806-3479.

Confira a programação:

  • 8h – Chegada e acolhida na Basílica de São José Operário;
  • 10h – Celebração da Santa Missa, seguida de caminhada até a capela da Beata Isabel Cristina;
  • 12h – Almoço.

Quem foi a Beata Isabel Cristina?

Foto: Arquivo da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG)

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu em Barbacena, em 29 de julho de 1962. De uma família católica, cresceu cultivando os valores cristãos. Com os seus pais, aprendeu a testemunhar a fé pela caridade, vivendo a espiritualidade vicentina e despertando uma sensibilidade para ajudar aos pobres e mais necessitados.

A jovem barbacenense tinha o sonho de cursar Medicina e seguir carreira como pediatra. Por isso, mudou-se para Juiz de Fora (MG), em 1982, a fim de se preparar para o vestibular. Residia com o seu irmão em um apartamento, quando no dia 1º de setembro foi vítima de uma brutal violência: um homem, que foi até a sua casa para montar um guarda-roupa, tentou estuprá-la.

Isabel Cristina resistiu à violência sofrida, lutando bravamente contra o agressor e defendo os seus valores cristãos. Diante da resistência, o agressor deferiu 15 facadas contra a jovem, matando-a.

Pelo modo como Isabel Cristina morreu, defendendo os valores da castidade, e pela forma como viveu, em 26 de janeiro de 2001, foi instaurado em Barbacena o seu processo de beatificação, tendo sido encerrado em âmbito arquidiocesano em 1º de setembro de 2009.

Em 27 de outubro de 2020, o seu martírio foi reconhecido pelo Papa Francisco. Isabel Cristina foi proclamada beata no dia 10 de dezembro de 2022, às 10h, em cerimônia realizada no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, em Barbacena (MG). A celebração litúrgica da Beata Isabel Cristina será no dia 1º de setembro, data em que ela sofreu o martírio e nasceu para o céu.

Divulgação.

VEJA TAMBÉM