quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Arquidiocese de Mariana realiza coleta para os Lugares Santos na próxima terça-feira (14)

10 de setembro de 2021 Arquidiocese

Foto: Christian Media Center – Custódia da Terra Santa

A Arquidiocese de Mariana realizará na próxima terça-feira, 14 de setembro, a coleta para os lugares santos. Tradicionalmente realizada nesta Igreja Particular no Domingo da Páscoa do Senhor, neste ano, devido às restrições impostas pela pandemia, a coleta foi transferida para a festa da Exaltação da Santa Cruz.

Em comunicado enviado ao padres do Clero Marianense em maio, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, destacou que como a data será durante um dia da semana, é importante que os párocos e administradores paroquiais orientem os fiéis sobre a importância da coleta em prol dos Lugares Santos e indiquem como realizá-la em suas paróquias.

Em artigo publicado em setembro de 2020 no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal Orani João Tempesta, afirmou que a coleta pelos Lugares Santos ocorre há vários anos e, além de contribuir para a preservação dos locais sagrados, ajuda a “sustentar a pequena comunidade cristã dessa região que tem recursos escassos”

“Essa coleta é uma maneira de manter viva a história e salvaguardar a imagem do local onde Jesus viveu. O Oriente Médio, em especial a Terra Santa, recebe a visita de peregrinos durante todo o ano e é preciso manter viva essa tradição: tendo os templos em bom estado e tendo recursos para receber esses peregrinos”, escreveu à época.

Com informações da CNBB 

Leia aqui outras notícias sobre a Arquidiocese de Mariana

Agenda