sábado

, 20 de abril de 2024

Arquidiocese de Mariana realiza I Jornada Arquidiocesana do Serviço da Caridade

03 de novembro de 2021 Arquidiocese

Em sintonia com o V Dia Mundial dos Pobres, a ser celebrado no próximo dia 14 de novembro, a Arquidiocese de Mariana promoverá nos dias 08, 10 e 12 de novembro a I Jornada Arquidiocesana do Serviço da Caridade. O evento tem como objetivo refletir e partilhar as diversas iniciativas do serviço da caridade nesta Igreja particular. 

“A Jornada Arquidiocesana do Serviço da Caridade será uma ocasião especial para nos prepararmos para o V Dia Mundial dos Pobres. Com certeza, será um momento privilegiado de oração, reflexão e partilha de experiências ligadas ao serviço da caridade na nossa Arquidiocese”, explica o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva. Ele ainda ressalta que muitas iniciativas de apoio aos mais pobres e fragilizados estão sendo desenvolvidas pelas paróquias, comunidades, movimentos e pastorais da Arquidiocese de Mariana durante a pandemia. 

O evento será realizado de forma virtual, a partir das 20h, através da plataforma Zoom. Para participar da jornada, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral solicitou que cada paróquia indicasse o nome de um leigo que esteja envolvido nos trabalhos da Dimensão Caritativa da Fé na paróquia. 

Programação

Na segunda-feira (08), quando ocorrerá a abertura do evento, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, irá apresentar a mensagem do Papa Francisco para o V Dia Mundial dos Pobres. Já na quarta-feira (10), os seminaristas da Casa de Filosofia irão falar sobre a situação socioeconômica das cidades que estão localizadas no território da Arquidiocese de Mariana. Além disso, padre Edmar compartilhará os resultados da sondagem realizada pelo Centro Arquidiocesano de Pastoral sobre as ações solidárias desenvolvidas neste período de pandemia.

Já na sexta-feira (12), será apresentada a programação para a celebração do V Dia Mundial dos Pobres. Em todos os dias, haverá espaço para a partilha espontânea dos participantes sobre as ações desenvolvidas em sua paróquia. 

Além disso, a Equipe Arquidiocesana de Liturgia está preparando um folheto especial para a celebração do Dia Mundial dos Pobres que será enviado às paróquias da Arquidiocese de Mariana para a celebração da data. Ainda, no Dia Mundial dos Pobres, Dom Airton presidirá a celebração da Santa Missa às 8h30 na Igreja de São Pedro, em Mariana (MG).

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA

Sobre o Dia Mundial dos Pobres

Instituído pelo Papa Francisco em 2016, o Dia Mundial dos Pobres é celebrado sempre no 33º Domingo do Tempo Comum. O desejo do Papa é “que este Dia Mundial se torne, um forte apelo à nossa consciência crente, para ficarmos cada vez mais convictos de que partilhar com os pobres permite-nos compreender o Evangelho na sua verdade mais profunda”. 

No Brasil, para este ano foi adotado o tema “Sentes compaixão?”. Já o lema a ser refletido é inspiração bíblica que nomeia a mensagem do Papa Francisco para a data: “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14, 7). No texto, o pontífice afirma que “os pobres de qualquer condição e latitude evangelizam-nos, porque permitem descobrir de modo sempre novo os traços mais genuínos do rosto do Pai. Eles «têm muito para nos ensinar. Além de participar do sensus fidei, nas suas próprias dores conhecem Cristo sofredor. É necessário que todos nos deixemos evangelizar por eles”Leia a mensagem na íntegra aqui

Roteiro de reflexão 

Neste mês, o roteiro de reflexão para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) também está em sintonia com a Jornada Arquidiocesana de Caridade, tendo como tema a Dimensão Social do Dízimo. Baixe o PDF do roteiro aqui

Agenda