segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Arquidiocese de Mariana realizou formação sobre transmissão das celebrações para as equipes de Pascom

31 de março de 2021 Arquidiocese

Na última quinta-feira (25), a coordenação da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Mariana, em parceria com a Pascom da Paróquia de São Sebastião, em Itabirito, promoveu a oficina “Transmitindo as celebrações pelas redes sociais”. A formação, que inicialmente estava prevista para acontecer pelo Google Meet, teve o número recorde de 150 inscrições.

Durante a oficina, os pasconeiros Haysys Ferreira e Pablo Dias demonstraram como são realizadas as transmissões em sua paróquia. Além disso, tiraram dúvidas dos demais participantes e deram dicas de aplicativos e equipamentos para serem utilizados. 

Para o assessor da Pascom na Arquidiocese de Mariana, o padre Edir Martins Moreira, o momento de formação sobre aspectos técnicos para a transmissão foi muito produtivo. “A Pastoral da Comunicação se coloca ao lado de todos os agentes de Pastoral que têm se esforçado para levar aos fiéis as celebrações e atividades paroquiais através das transmissões. Percebemos uma grande motivação e empenho de todos. Ao mesmo tempo, motivamos aos padres que aproveitem o recurso dos meios de comunicação e o talento dos paroquianos dispostos a ajudar para fazer chegar a Palavra de Deus a tantos que estão em suas casas, mas desejam manter a comunhão com sua comunidade paroquial”, avaliou.

Segundo a pasconeira Haysys, foi uma honra a Pascom da Paróquia de São Sebastião ter sido convidada para ministrar a oficina. “Espero que tenhamos atingido a expectativa de cada um. E estaremos sempre juntos nessa caminhada para levar a palavra de Deus para as casas dos fiéis, a Igreja doméstica”, contou.

“Participar da oficina foi um meio de mostrar que, com pouco se consegue fazer uma transmissão de qualidade. Não é preciso grande investimento em equipamentos para difundir a palavra de Deus nesses tempos de pandemia. Que venham as próximas oficinas e que mais pessoas possam participar e implantar em suas paróquias a transmissão on-line”, afirmou o pasconeiro Pablo. 

Levantamento das equipes de Pascom

Durante a formação, o padre Edir informou que, em breve, será divulgado um questionário para fazer um levantamento das equipes de Pascom. O objetivo é mapear em quais paróquias a Pastoral da Comunicação está presente, saber como é a sua atuação e as suas dificuldades. 

Encontro de comunicadores com o Arcebispo

Ainda, durante a oficina, foi confirmada a 7ª edição do Encontro de Comunicadores com o Arcebispo no dia 15 de maio. Neste ano, o evento será realizado de forma virtual e terá a participação do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e do padre  Geraldo Martins Dias. Em breve, serão divulgadas mais informações e o formulário para inscrição.

A oficina está disponível no canal da Arquidiocese de Mariana no YouTube:

Foto da capa: Pascom da Paróquia de São Pedro e São Paulo

Agenda