domingo

, 14 de abril de 2024

Arquidiocese de Mariana se fez presente no Encontro de Assessores Eclesiásticos e Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Sobriedade do Regional Leste 2

10 de maio de 2023 Arquidiocese

Entre os dias 28 e 30 de abril, aconteceu em Belo Horizonte (MG) o Encontro de Assessores Eclesiásticos e Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Sobriedade do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). À ocasião, estiveram presentes representando a Arquidiocese de Mariana o Assessor, Padre Ronaldo Henrique Furtado, e o agente Jorge Agnair Lopes da Silva, da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Barbacena (MG).

Tendo iniciado no dia 28 com uma roda de conversa, o encontro foi marcado por partilhas da atuação da pastoral nas Igrejas Particulares de Minas Gerais. Já no dia 29, após um momento de acolhida e apresentação dos presentes, a Irmã Marilene, da Diocese de Araçuaí (MG), realizou uma fala sobre a Campanha da Fraternidade 2023 que teve como tema “Fraternidade e Fome” e como lema “Dai-vos vós mesmos de comer”.

Na oportunidade, a religiosa fez memória de algumas campanhas passadas, das quais foram realizadas três relacionadas à fome: 1975, 1985 e em 2023. Ainda, de forma abrangente, foram apresentadas várias sugestões de ações para o tema.

Em seguida, o Coordenador do Regional Leste 2, Elismar Andrade de Oliveira, fez um breve comentário e convidou os padres e diáconos presentes, a fim de socializar a todos sobre o assunto. Dessa forma, o Assessor Eclesiástico da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Mariana, Padre Ronaldo, falou um pouco sobre as atividades da pastoral, quando ele enfatizou que o trabalho da Igreja não se fundamenta somente em assistencialismo, e sim na caridade.

Além disso, Padre Ronaldo também apresentou algumas sugestões para a divulgação do trabalho da Pastoral da Sobriedade, propondo mudanças: o logotipo da bandeira “Pastoral da Sobriedade: salvando Vidas”, e não Pastoral da Sobriedade: “Vida sim,  Drogas não”.

O Padre Geraldo Simonides de Oliveira e Silva, da Diocese de Paracatu (MG), também salientou sobre a proposta do Papa Francisco, que destaca que: “Devemos buscar águas mais profundas inovando a caminhada”.

Após o almoço, Elismar sugeriu alguns temas para que pudesse ser discutido nos diferentes grupos de trabalho, assim como as principais ações e sugestões de acordo com as temáticas abordadas durante o encontro.

O domingo, dia 30, iniciou-se pela manhã com a súplica da Sobriedade, seguida da palestra “Drogas e seus Efeitos”, realizada pelo coordenador do Regional Leste 2. Após este momento, os participantes participaram da Santa Missa, e assim prosseguiu-se com os trabalhos do dia.

Ainda, na ocasião, a agente de pastoral Maria da Piedade da Silva fez um relato sobre a proposta da Cáritas, enfatizando uma forma de escrever Projetos e arrecadar recursos para os trabalhos pastorais. Foi apresentado o Projeto Pastoral: “Vida e Saúde sem Drogas” o qual foi possível adquirir recursos para desenvolver os trabalhos a nível paroquial.

Fotos dos participantes.

*Com informações e fotos da Ata redigida por Maria da Piedade da Silva, Secretária da Pastoral da Sobriedade do Regional Leste 2, e sintetizada pela coordenadora Arquidiocesana, Roseli da Silva.

Agenda