Foto: CNBB Leste 2/Divulgação
Entre os dias 26 e 28 de janeiro, a Arquidiocese de Mariana sediou o encontro promovido pela Pastoral Familiar do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre “Itinerários catecumenais para a Vida Matrimonial”, documentos da Igreja 68. Realizada em Barbacena (MG), a formação contou com a presença de membros do Núcleo de Formação e Espiritualidade (NFE), totalizando 36 pessoas.
Participaram do evento: Moacir e Márcia, casal coordenador do NFE do Leste 2; Sílvia e Gilberto, casal coordenador da Pastoral no Leste 2; Padre Lucimar Goulart, do clero da Arquidiocese de Pouso Alegre; os coordenadores do NFE das sete Províncias Eclesiásticas do Regional Leste 2.
Da Arquidiocese de Mariana estiveram presente os agentes do Núcleo de Formação e Espiritualidade da Arquidiocese, coordenado pelo casal Marcos e Thelma Trindade, de Barbacena (MG), sendo:
O encontro foi iniciado na sexta-feira, com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento feito pelo Padre Eraldo Furtado de Oliveira, CP.
No sábado, dia 27, houve a apresentação do documento 68, com a contribuição do Diácono Walmick Pimental de Matos e dos casais Ênio e Cida, Gilberto e Sílvia, Wagna e Gamaliel. Os estudos foram concluídos com uma roda de conversa sobre como executar o que foi aprendido diariamente. O encerramento do dia se deu com a Santa Missa na Capela da Beata Isabel Cristina, em Barbacena.
Segundo a Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral Familiar, Bianca Gallo, “o Núcleo Regional do Leste 2 se reúne a cada seis meses em uma Arquidiocese para uma formação e orientações sobre os trabalhos em toda Minas Gerais”. Na oportunidade, ela e seu marido, Alexandre, participaram como integrantes do Núcleo Regional.
Com o momento foi possível também programar as próximas atividades provinciais e as formações das três fases do curso do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF).
Para encerrar houve uma dinâmica entre os presentes e Santa Missa presidida pelo Padre Lucimar, que agradeceu a participação ativa de todos e todas.
“Enquanto coordenadores do núcleo arquidiocesano da pastoral Familiar, acreditamos que foi de um aprendizado enorme e que iniciaremos o processo de repasse dessa formação nos próximos meses a nível de foranias para toda Arquidiocese. O núcleo de formação INAPAF é uma riqueza, que tem preparado cada vez mais os agentes ao trabalho com as famílias”, pontuou Thelma Rosane Figueiredo Trindade, que junto a seu marido Marcos Antônio dos Reis Trindade, coordenam o núcleo de Espiritualidade da Pastoral Familiar na Arquidiocese de Mariana.
O exemplar de “Itinerários catecumenais para a Vida Matrimonial”, documentos da Igreja 68 pode ser comprado no site das Edições CNBB.
Com informações de Sílvia e Gilberto – Pastoral Familiar/CNBB Leste 2 e Ana Paula Mendes dos Santos
Atualizado em 08/02/2024 às 15h11