sexta-feira

, 23 de fevereiro de 2024

Arquidiocese de Mariana sediou formação da Pastoral Familiar do Regional Leste 2

08 de fevereiro de 2024 Igreja no Brasil

Foto: CNBB Leste 2/Divulgação

Entre os dias 26 e 28 de janeiro, a Arquidiocese de Mariana sediou o encontro promovido pela Pastoral Familiar do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre “Itinerários catecumenais para a Vida Matrimonial”, documentos da Igreja 68. Realizada em Barbacena (MG), a formação contou com a presença de membros do Núcleo de Formação e Espiritualidade (NFE), totalizando 36 pessoas.

Participaram do evento: Moacir e Márcia, casal coordenador do NFE do Leste 2; Sílvia e Gilberto, casal coordenador da Pastoral no Leste 2; Padre Lucimar Goulart, do clero da Arquidiocese de Pouso Alegre; os coordenadores do NFE das sete Províncias Eclesiásticas do Regional Leste 2.

Da Arquidiocese de Mariana estiveram presente os agentes do Núcleo de Formação e Espiritualidade da Arquidiocese, coordenado pelo casal Marcos e Thelma Trindade, de Barbacena (MG), sendo:

  • Marcos e Thelma, Jorge e Mônica e Nélio e Marisa- Região Sul;
  • Rosinha – Região Leste;
  • Álvaro e Sandra – Região Oeste;
  • Neusa, Euro e Cida – Região Norte.

Integrantes do NFE da Arquidiocese de Mariana e do Leste 2. Foto: Bianca Gallo/Divulgação

O encontro foi iniciado na sexta-feira, com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento feito pelo Padre Eraldo Furtado de Oliveira, CP.

No sábado, dia 27, houve a apresentação do documento 68, com a contribuição do Diácono Walmick Pimental de Matos e dos casais Ênio e Cida, Gilberto e Sílvia, Wagna e Gamaliel. Os estudos foram concluídos com uma roda de conversa sobre como executar o que foi aprendido diariamente. O encerramento do dia se deu com a Santa Missa na Capela da Beata Isabel Cristina, em Barbacena.

Segundo a Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral Familiar, Bianca Gallo, “o Núcleo Regional do Leste 2 se reúne a cada seis meses em uma Arquidiocese para uma formação e orientações sobre os trabalhos em toda Minas Gerais”. Na oportunidade, ela e seu marido, Alexandre, participaram como integrantes do Núcleo Regional.

Com o momento foi possível também programar as próximas atividades provinciais e as formações das três fases do curso do Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF).

Para encerrar houve uma dinâmica entre os presentes e Santa Missa presidida pelo Padre Lucimar, que agradeceu a participação ativa de todos e todas.

“Enquanto coordenadores do núcleo arquidiocesano da pastoral Familiar, acreditamos que foi de um aprendizado enorme e que iniciaremos o processo de repasse dessa formação nos próximos meses a nível de foranias para toda Arquidiocese. O núcleo de formação INAPAF é uma riqueza, que tem preparado cada vez mais os agentes ao trabalho com as famílias”, pontuou Thelma Rosane Figueiredo Trindade, que junto a seu marido Marcos Antônio dos Reis Trindade, coordenam o núcleo de Espiritualidade da Pastoral Familiar na Arquidiocese de Mariana.

O exemplar de “Itinerários catecumenais para a Vida Matrimonial”, documentos da Igreja 68 pode ser comprado no site das Edições CNBB.

Com informações de Sílvia e Gilberto – Pastoral Familiar/CNBB Leste 2 e Ana Paula Mendes dos Santos

Atualizado em 08/02/2024 às 15h11

Agenda