terça-feira

, 23 de abril de 2024

Arquidiocese ganha quatro novos padres

14 de setembro de 2020 Arquidiocese

Quatro sacerdotes foram ordenados no último sábado (12) na arquidiocese. Os novos padres são padre Carlos Renato, padre Fernando Paulo, padre Gilsimar Tavares e padre Júnior César. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), e foi transmitida pelo YouTube.

Na homília, Dom Airton lembrou os textos escolhidos para a celebração. “Vocês escolheram esses dois textos para a missa de ordenação. O texto tirado da carta aos Hebreus, capítulo 1 versículos 1 a 10, que fala exatamente do sacerdócio de Cristo. Cristo é único e eterno sacerdote. E todos nos presbíteros somos sacerdotes por participação no sacerdócio de cristo. Não é porque nós merecemos ou temos mais capacidade, mas e por participação no sacerdócio de Cristo”, disse.

“No outro texto que vocês escolheram, tirado do evangelho de São João, capitulo 15, versículos de 1 a 9, ouvimos uma palavra firme do evangelista a partir da sua experiência de vida e do conhecimento do mestre. Esse texto nos mostra que Jesus é a videira verdadeira e que todos nós somos ramos. Nós não somos a videira, somos ramos da videira. Enquanto estivermos ligados à videira, que é Cristo, portanto produzimos frutos segundo a vontade de Deus”, ressaltou o arcebispo.

Segundo Dom Airotn, a missão de evangelizar, de anunciar a boa nova do reino, é radical. “Ela não é para aqueles que colocam a mão no arado e voltam os olhos para trás. Discípulos de Cristo é aquele que segue os passos do mestre, sem olhar para trás, sem perder a esperança”.

“O sacerdotes consagram todos os dias da sua vida à Deus, ao serviço da Igreja. Ao serviço dos irmãos e irmãs. A família não perde o filho, ganha uma família, outra família. E é aí que está a grandeza do ministério que nós exercemos na Igreja. Não é para nós mesmos, mas para os outros, para procurar a glória de Deus”, sublinhou Dom Airton.

Após a homília, seguiu o rito da ordenação. No final da celebração, padre Gilsimar agradeceu a todos os presentes e todos os acompanharam na caminhada vocacional, em especial seus pais e familiares. Ele também destacou que os novos padres querem realizar tudo por Cristo e com Cristo.

Confira algumas fotos da celebração:

Fotos:  Mauro Dutra

Agenda