sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Arquidiocese implanta Sistema de Gerenciamento de Gestão Canônico Pastoral

21 de dezembro de 2020 Arquidiocese

A arquidiocese de Mariana está implantando um novo Sistema de Gerenciamento de Gestão Canônico Pastoral, a Theòs Sistemas Eclesiais. Durante esse processo, padres e secretários paroquiais, que utilizarão as novas ferramentas, participaram de um treinamento online para esclarecer dúvidas.

Segundo o ecônomo da arquidiocese, padre Darci Fernandes Leão, esse sistema será de grande valia para a Arquidiocese continuar cumprindo a sua missão evangelizadora. “Esse sistema dará um bom suporte a toda missão evangelizadora da Arquidiocese, que acontece por intermédio de suas 136 paróquias, reitorias e curatos. Trata-se de bom sistema contábil, financeiro e pastoral que ajudará muito na organização financeira, e na dinamização das pastorais e movimentos”, disse.

Padre Darci ressaltou que por mais importante que seja, o sistema não substitui o empenho e o esforço de seus usuários, buscando sempre a transparência, e fomentando a unidade de todos em um trabalho de verdadeira comunhão. “O sistema é apenas um instrumento disponível para dar um suporte ao bonito trabalho evangelizador, que há muito e com considerável organização vem acontecendo. O sistema nos ajudará na informatização dos dados e nas prestações de contas paroquiais e arquidiocesanas que já acontecem por meio dos relatórios mensais, porém ainda não tanto integrado e imediato como esperamos alcançar já nos próximos meses”, explicou.

“O uso de um sistema dessa natureza é um sonho acalentado por muitos padres e leigos há muito tempo. No último encontro dos presbíteros e diáconos, ocorrido nos dias 9 a 12 de março, em Cachoeira do Campo, que essa proposta foi apresentada, discutida e acolhida por todos com muito entusiasmo, aprovação e incentivo constante do nosso Arcebispo, Dom Airton”.

Como ecônomo da arquidiocese, padre Darci foi o responsável por negociar com a empresa e olhar os passos da implantação do sistema. “Aproveito para agradecer o empenho de todos os envolvidos, nas várias instâncias arquidiocesanas. A seriedade, o compromisso e o esforço dos padres para atingirmos esse objetivo está sendo grande e muito compensador, aliás,  simplicidade, esforço e união continuam sendo marcas do nosso clero”, acrescentou padre Darci.

Formação

Durante o processo de implantação do sistema, formações online foram realizadas com a equipe administrativa na Cúria, no dia 9 de novembro, com as secretárias regionais, no dia 17 de novembro, e com os usuários designados pelos padres das paróquias nos dias 30 de novembro a 3 de dezembro com as paróquias.

“A participação foi ótima com a presença de todas as paróquias. A partir do treinamento, as paróquias já estão sendo ativadas nesse sistema e já estão utilizando o sistema. Acredito que até final deste mês de dezembro todas as paróquias estarão usando”, disse padre Darci.

Para a contadora da Cúria, Fernanda Messias, o sistema é excelente. “O sistema como ele é direcionado para a Igreja, ele tem muitas ferramentas boas. Ele  é auto explicativo, o que facilita o nosso acesso. A Théos também é aberta a sugestões, e a experiência com o sistema está sendo excelente”, acrescentou Fernanda.

Outros treinamentos serão realizados e a contadora da Cúria já está à disposição para ajudar as paróquias que necessitarem de um suporte. Para a manutenção do sistema, as paróquias irão colaborar com uma mensalidade, já acertada, enviando para a arquidiocese por intermédio das regiões.

Theòs

A Theòs é uma empresa com sede em Maringá (PR) e trabalha, desde 1997, com software para paróquias e dioceses.

 

Agenda