quarta-feira

, 24 de abril de 2024

Assembleia Arquidiocesana de Catequese reflete sobre a temática “Catequese na era digital”

26 de julho de 2022 Arquidiocese

Catequistas da Arquidiocese de Mariana se reuniram nos dias 22, 23 e 24 de julho, no Instituto de Filosofia do Seminário São José, em Mariana (MG), para a realização da 3ª Assembleia Arquidiocesana de Catequese.

Com a chegada e acolhida feita pelas catequistas da Região Mariana Norte, a partir das 16h da sexta-feira, dia 22, o encontro foi oficialmente aberto pelo Coordenador Arquidiocesano de Catequese, Padre Jorge Nato da Mata. Em seguida, houve o momento de oração, elaborada e dirigida pelos catequistas da Região Mariana Sul.

Após o jantar, o Assessor da Região Mariana Oeste, Padre José Luiz da Silva, refletiu com os presentes sobre “A Catequese na era digital: novos tempos, novos interlocutores”, tema central da Assembleia. Para isso, ele embasou sua fala na Sagrada Escritura, no Diretório para Catequese (2020) e nos livros “Nas águas da salvação: catequese a partir dos ritos sacramentais”, organizado pelo Padre Vanildo de Paiva (Vozes) e “Catequese digital. Por onde começar?”, de Aline Amaro da Silva (Paulus).

Já no sábado, dia 23, as atividades foram iniciadas com trabalho em grupos, compostos pelos catequistas de cada uma das cinco Regiões, pensando e discutindo a partida de três provocações deixadas pelo Padre José Luiz: a) Catequese na era digital: por onde começar? b) Quais desafios e possibilidades na era digital? e c) Como realizar os encontros digitais?, finalizando com a partilha dos grupos. Depois do intervalo, os representantes da regiões apresentaram os Relatórios das Assembleias Regionais, ocorridas em 05 de março.

Depois do almoço, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, levantou alguns questionamentos a partir dos relatórios das Regiões e propôs: Como pensar a Catequese a partir de tudo o que foi visto e ouvido?”indagação que foi aprofundada nos grupos e depois compartilhada. As atividades do dia foram encerradas com os encaminhamentos pertinentes ao caminhar catequético da Arquidiocese de Mariana.

No domingo, dia 24, os Catequistas se reuniram para ouvir a Carta-mensagem que, posteriormente, será enviada a todos os Catequistas e, também, a palavra do Coordenador Arquidiocesano de Catequese

A 3ª Assembleia Arquidiocesana de Catequese finalizou com a Celebração Eucarística, preparada pela Região Mariana Leste e presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José da Silva. Ainda, foram os concelebrantes os padres Jorge Nato e Márcio Henrique da Silva, assessor da Região Sul. Ao final, os participantes fizeram a tradicional foto, tirada na escadaria do Instituto de Filosofia.

Texto das Catequistas, Sueli de Fátima da Silva e Cláudia Susana Cristino

Fotos: Cláudia Susana Cristino

Agenda