terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Assembleia Arquidiocesana de Catequese tem início nesta sexta-feira, 22 de julho

18 de julho de 2022 Arquidiocese

Com o tema “A Catequese na era digital: novos tempos, novos interlocutores”, acontece entre os dias 22 e 24 de julho a Assembleia Arquidiocesana de Catequese. Para o evento, é esperada a participação de 100 catequistas que se reunirão no Instituto de Filosofia do Seminário São José, em Mariana (MG).

Segundo o Coordenador Arquidiocesano da Dimensão Bíblica-Catequética, Padre Jorge Nato da Mata, essa será a terceira edição da Assembleia Arquidiocesana da Catequese, sendo que a primeira ocorreu em dezembro de 1993, tendo três objetivos principais:

  1. a definição da coordenação da Catequese nos âmbitos arquidiocesano, regional e paroquial;
  2. a formação para catequistas, tendo acontecido em julho de 1994 aconteceria a primeira Semana de Formação Catequética (1º SEFORC);
  3. elaboração de materiais para catequistas e catequizandos.

Já em 09 de dezembro de 2005, aconteceu a 2ª Assembleia, que teve como fruto o Plano Arquidiocesano de Catequese com o tema “Catequese para todos e todas as idades”. “Já tivemos várias reuniões de avaliação e também dois congressos de Catequese, mas Assembleia apenas duas; essa será a 3ª Assembleia Arquidiocesana de Catequese”, comenta Padre Jorge Nato.

De acordo com ele, esse encontro tem como objetivo encaminhar propostas para melhor responder a realidade atual. “É pedido do nosso Arcebispo, Dom Airton José dos Santos, uma revisão e atualização do Plano Arquidiocesano de Catequese. Temos consciência de que estamos um pouco ultrapassados e é preciso urgente algumas implementações na nossa metodologia”, afirma.

Além disso, ele também recorda que, após a publicação do novo Diretório para a Catequese (2020) e a pandemia as Covid-19, a Equipe de Catequese sentiu-se fragilizada e com dificuldades em dar uma resposta aos anseios da era digital. Diante disso, durante a assembleia, serão abordados assuntos como “Uma Catequese libertadora”, “Jovens protagonistas da Catequese” e “Uma cultura digital a serviço da Evangelização”.

“Tenho expectativas de que algo novo acontecerá, mudanças que trarão novos rumos à metodologia da Catequese. Contamos com o apoio do Espírito Santo para encaminhar decisões para que o nome de Jesus seja mais divulgado e que a nossa Igreja caminhe firme na realização da felicidade humana”, anseia Padre Jorge Nato, lembrando ainda que, em março deste ano, ocorreram também as Assembleias Regionais de Catequese.

Confira a programação do encontro:

Pauta da Assembleia Arquidiocesana de Catequese

22/07 (Sexta-feira):

16h: Chegada

18h: Abertura e Oração Inicial

19h: Jantar

20h: Ver (Apresentação dos relatórios das Assembleias Regionais, sendo disponibilizados 15 minutos para cada região)

22h: Chá e descanso

23/07 (Sábado):

07h30: Oração da Manhã

08h: Café

09h: Julgar – “A Catequese na era digital: novos tempos, novos destinatários” – Pe. José Luiz da Silva

10h30: Intervalo

11h: Continuação

12h: Almoço

13h30: Agir (Trabalho em grupo) – Pe. José Geraldo de Oliveira

15h30: Café

16h: Plenário

18h: Descanso

19h: Jantar

20h: Votações e encaminhamentos

22h:Chá e descanso

24/07 (Domingo):

08h: Café

09h: Carta-mensagem aos catequistas e Palavra do Coordenador Arquidiocesano de Catequese

10h: Missa e Envio – Dom Airton José dos Santos

12h: Almoço e encerramento

 Imagem: Coordenação Arquidiocesana de Catequese/Divulgação

Agenda