quarta-feira

, 18 de junho de 2025

Assembleia do CONSER Leste 2 termina com discussões e deliberações concluídas

17 de junho de 2025 Igreja no Brasil

A Assembleia do Conselho Episcopal Regional – CONSER Leste 2 foi encerrada nesta quinta-feira, 12 de junho, após quatro dias de encontro com os bispos do Estado de Minas Gerais. O encontro teve início no dia 9 de junho, e sua última celebração foi presidida por Dom José Carlos de Souza Campos, presidente do Regional.

Durante sua homilia, Dom José Carlos destacou o papel do Espírito Santo na missão evangelizadora da Igreja. Em suas palavras:

“Pensar o que é bom e contar com o Espírito Santo, que é o protagonista da evangelização. Revelar mistagogicamente o rosto de Cristo e levar as pessoas a este encontro com Ele. À luz do Evangelho, não basta não matar; há um convite a mergulhar no processo de evangelização que leve à conversão… mergulhar no coração do Evangelho.”

Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, bispo de Guanhães, também fez uma breve reflexão sobre os dias de convivência e escuta entre os bispos:

“O CONSER nos ajuda a caminhar de forma sinodal e colegiada, partilhando alegrias e tristezas, angústias e esperanças, enquanto buscamos juntos respostas e caminhos para os muitos desafios que enfrentamos.”

Após a celebração da Santa Missa, outros assuntos internos foram pautados e deliberados, encerrando oficialmente o CONSER 2025.

Texto e foto: CNBB Leste 2