segunda-feira

, 15 de abril de 2024

Associação Amigos da Irmã Wilson realiza peregrinação no Santuário do Bom Jesus de Bacalhau

31 de outubro de 2022 Arquidiocese

No último dia 09 de outubro, aconteceu a primeira Peregrinação da Associação Amigos da Irmã Wilson no Santuário do Bom Jesus de Bacalhau, localizado no município de Piranga (MG). Com o tema “Irmã Wilson: modelo de comunhão, participação e missão”, o encontrou teve a participação de membros de Piranga, Barbacena, Viçosa e Coimbra.

Segundo a Irmã Isabel Francisco Munguambe, Madre na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Piranga, a peregrinação foi um dia de muitas bênçãos na casa do Bom Jesus! Confira seu testemunho:

“Um dia de chuva de graças na presença do Bom Jesus!

No dia 9 do mês em curso, as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, da Delegação de Nossa Senhora Aparecida – Brasil, e os Amigos da Irmã Wilson de Coimbra, Viçosa, Barbacena e Piranga – leigos que partilham do Carisma, Espiritualidade e Missão da referida Congregação peregrinaram até o Santuário do Bom Jesus de Bacalhau. Foi um momento de graça, como sempre é estar na presença do Bom Jesus!

As Irmãs e os Amigos da Irmã Wilson formam uma família alargada, que também foi agraciada com a presença da Superiora Geral da sua Congregação, a Irmã Cacilda Rosa Joaquim Torcida Gamboa, que se fazia acompanhar pela sua Conselheira, a Irmã Irene Barbosa Moreira, na sua visita fraterna às suas Irmãs.

Os peregrinos foram calorosamente acolhidos no Santuário do Bom Jesus.  Pelas 11h viveram o momento mais alto da peregrinação: a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pároco local e Reitor do Santuário, Padre Reginaldo Coelho da Costa, que manifestou sua gratidão pela presença das três Irmãs na Paróquia e no Lar São José de Piranga.

Foi igualmente graça, celebrar também naquele dia o aniversário natalício da Irmã Dionízia Martins Teixeira, filha querida desta terra, da paróquia e membro da Comunidade das Irmãs, atualmente no Piranga.

Após o almoço, as Irmãs, os Amigos e os familiares da Irmã aniversariante procederam à cerimónia do corte e partilha do bolo. Esse momento contou também com a presença e bênção do Padre Reginaldo que deixou todos felizes. A seguir, os peregrinos dirigiram-se à Igreja, onde, após uma breve apresentação dos grupos pela superiora Delegada, a Irmã Maria Helena dos Reis, a superiora geral, Irmã Cacilda, proferiu palavras de ensino, apreço, estímulo e gratidão aos Amigos da Irmã Wilson presentes naquela peregrinação e, igualmente aos ausentes.

Depois de uma dinâmica de sorteio e troca de presentes entre as Irmãs e os grupos dos Amigos, as Irmãs Superioras, Geral e Delegada, Irmãs Cacilda Gamboa e Maria Helena, respetivamente, orientaram um momento de oração e de agradecimento pela vivência daquele dia e despediram-se [de forma] calorosa e fraterna dos peregrinos.

09 de outubro de 2022 foi um dia de chuva torrencial de bênçãos e graças no Santuário do bom Jesus do Bacalhau!”. (Irmã Isabel Francisco Munguambe)

Texto: Elisa Dias e Irmã Isabel Francisco Munguambe

Foto: Elisa Dias/Divulgação

Agenda