quarta-feira

, 22 de maio de 2024

Barbacena: Homenagem Anual a Isabel Cristina – Feriado Municipal em 1º de Setembro

07 de junho de 2023

No dia 5 de junho, foi publicado no Diário Oficial do Município de Barbacena, em Minas Gerais, o feriado municipal em homenagem à Beata e Serva de Deus Isabel Cristina, que será celebrado anualmente no dia 1º de setembro. Essa determinação foi estabelecida pela Lei nº 5.217.

O dia 1º de setembro é uma ocasião para lembrar do trágico assassinato de Isabel Cristina. Com a inclusão desse feriado no calendário de Barbacena, a Prefeitura irá organizar eventos de cunho católico para prestar homenagens a essa venerável beata.

Recordando a Beatificação de Isabel Cristina

Reunindo cerca de 10 mil pessoas no Parque de Exposições de Barbacena, em Minas Gerais, os presentes acompanharam com alegria e emoção a cerimônia de Beatificação de Isabel Cristina Mrad Campos, a nova Beata da Igreja. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, o Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e o Bispo Diocesano de Divinópolis e Presidente do Regional Leste 2 da CNBB, Dom José Carlos de Souza Campos. A celebração contou também com a presença de padres, diáconos, seminaristas, religiosos, fiéis, leigos e leigas de todo o Brasil, bem como o Postulador da Causa de Beatificação de Isabel Cristina, Dr. Paolo Vilotta.

Após o ato penitencial, os fiéis receberam informações biográficas sobre a Beata Isabel Cristina, compartilhadas por Paolo Vilotta. Em seguida, o Cardeal Dom Raymundo fez a leitura da Carta Apostólica em latim, enquanto o Monsenhor Danival Milagres fez a leitura em português. Essa carta oficializou a beatificação de Isabel Cristina Mrad Campos como Beata, concedida pelo Sumo Pontífice. O documento estabelece que a Beata Isabel Cristina possa ser celebrada liturgicamente em 1º de setembro, a data em que ela sofreu o martírio e ascendeu aos céus.

Agenda

VEJA TAMBÉM