Aconteceu nos dias 15 e 16 de fevereiro o 36º Reencontro do Movimento de Cursilhos de Cristandade, na Casa de Retiro Salesianos, em Barbacena (MG). Com a participação de aproximadamente 180 pessoas de várias cidades da Arquidiocese de Mariana, a reunião foi iluminada pelo tema “O Contentamento Cristão”.
O Reencontro marcou o início das atividades do movimento neste ano, com momentos de aprendizagem, reflexão, lazer e muita espiritualidade. O tema escolhido para o ano foi o Jubileu da Esperança. O Assessor Eclesiástico para o Movimento do Cursilhos de Cristandade, Padre Leonardo Sérgio Rosa Carvalho, explanou sobre o assunto excepcionalmente.
Diácono Antônio Rodrigues de Prado foi responsável por momentos de espiritualidade durante os dias do encontro. Um dos pontos a serem destacados é a presença dos jovens que fizeram o 1° Cursilho Jovem da Arquidiocese de Mariana, com um momento de muita alegria e descontração, próprio da juventude que descobriu Cristo em suas vidas.
A ilustre presença de Dom Barroso, que sempre comparece aos encontros, foi outro ponto em destaque do fim de semana. Bispo Emérito de Oliveira obteve o aval de Dom Oscar, então Arcebispo de Mariana, no ano de 1972 para introduzir o Movimento de Cursilhos de Cristandade em nossa Arquidiocese.
“E assim, nós cursilhistas, voltamos para nossos ambientes, cheios de ardor missionário, para cumprirmos nossa missão de evangelizar os diversos ambientes em que vivemos”, relata Edna Flisch.
Waldemar Bertolim e Margarida Maria Lisboa Bertolim, da Paróquia Sant’Ana, em Carandaí (MG), compartilharam o sentimento de graça em poder participar do Reencontro. Na oportunidade eles contaram que participam “desde o primeiro, e cada ano ele fica melhor. Mensagens que nos levam sempre à reflexão, a presença de Dom Barroso, com seus 96 anos, do nosso querido Padre Leonardo, nosso Diretor Espiritual, e do Diácono Prado muito nos incentiva na caminhada”.
Dom Barroso durante o 36º Reencontro do Movimento de Cursilhos de Cristandade.
Texto: Edna Flisch
Fotos: Diego Flisch