sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Basílica de São José Operário, em Barbacena, celebrará seu Jubileu de Diamantes

07 de outubro de 2019 Arquidiocese

No próximo sábado, 12 de outubro, a Basílica de São José Operário, em Barbacena, na Região Pastoral Mariana Sul, celebrará o seu Jubileu de Diamantes de criação. As celebrações serão às 8h e 17h na basílica. Em preparação para a festa será realizado um tríduo entre os dias 9 a 11 de outubro, às 19h. 

A Basílica de São José começou a ser construída em 1950. Na época, Barbacena possuía apenas uma paróquia no século XIX, e a cidade necessitava de novos templos para as celebrações. Com este intuito começou a campanha para arrecadação de fundos para a construção da segunda paróquia da cidade.

Após um longo período para arrecadação de recursos, foi providenciado a confecção da pedra fundamental, que na época ficou a cargo do senhor Francisco Maurício e da senhora Dagmar Justen de Almeida e foi lapidada por Raimundo Antonio da Silva

Orientado pelo então arcebispo, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, um engenheiro da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira traçou a planta da futura Basílica. Com os trabalhos iniciados, a obra foi finalizada em 1957.

Com uma arquitetura moderna, a basílica possui traços do Renascimento do Barroco no seu interior. Entre as obras do templo, destacam-se a pia batismal, toda em mármore negro, o altar por ser circular e bem centralizado, revestido com mármore de carrara e os vitrais portugueses e italianos, narrando as passagens do antigo e do novo testamento, que contornam as três naves. 

Agenda