sábado

, 21 de dezembro de 2024

Basílica Nossa Senhora do Pilar, de Ouro Preto, comemora o 12º aniversário de sua Dedicação

06 de dezembro de 2024

Na manhã do dia 27 de outubro de 2012, o então Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha (in memorian), trouxe para a comunidade ouro-pretana a grata notícia do acolhimento pela Secretaria, sediada em Roma, na Itália, para o Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, do pedido da Arquidiocese de Mariana para que a Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto (MG), no ano celebrativo dos seus 300 anos, fosse elevada, por meio de decreto,  à dignidade de Basílica Menor.

Para celebrar a conquista, houve uma solene cerimônia no dia primeiro de dezembro de 2012. Nesse mesmo dia, todos os anos, é feita uma celebração festiva, com muita alegria, recordando a Festa da Dedicação.

Fachada da Igreja Nossa Senhora do Pilar, Ouro Preto (MG)

Naquele ano, foram realizadas muitas solenidades, festejos e, principalmente, a piedosa Novena, a procissão, a coroação e as orações marcaram a ocasião, todas elas feitas com especial fé, gratidão e zelo dos paroquianos. Os sinos retumbaram e os Anjos de Prata e os pequeninos anjos do Pilar percorreram as ruas.

A partir dessa data, a Basílica do Pilar, ficou mais unida ao Papa, a Roma, e às suas Basílicas. Tem a sua umbela marcada com as insígnias pontifícias; o brasão em cores próprias com o pilar, o ostensório, as doze estrelas, os anjos de prata e as cores de Ouro Preto; as velas laterais e o tintinabulo ornamentado pelo símbolo pontifício, uma tiara papal, cruzada por duas chaves, sempre a anunciar, com três solenes toques, o início das principais celebrações.

Missa Solene, dia 01 de dezembro de 2024, em comemoração à sua elevação à Basílica Menor.

Basílica significa a casa do Rei, a casa do Rei Jesus. Intitulada Basílica Menor, pois as quatro basílicas chamadas maiores estão em Roma e as menores espalhadas pelo mundo inteiro, e este título é dado às igrejas que celebram os Sacramentos, com devoção e constância, além de praticar a evangelização e as Obras de Misericórdia. Seu valor histórico e artístico é, também, considerado, tendo como fonte de sua fé, diariamente, na principal das orações: a Santa Missa.

Celebrando mais um ano da Festa da Dedicação, em 2024, é importante agradecer a Deus, em especial homenagem, aos quarenta e seis anos de ministério presbiteral do falecido Cônego José Feliciano da Costa Simões (in memorian) e a todos os sacerdotes, os religiosos e religiosas, os leigos, os artistas, todos os que dedicaram a fé e à conservação deste templo sagrado. Cada um, a sua maneira, contribuiu para que a Paróquia Nossa Senhora do Pilar se tornasse Basílica Menor.

Por tudo, damos graças a Deus, hoje e sempre!

Cônego José Feliciano da Costa Simões, falecido em 20 de janeiro de 2009, foi um grande defensor do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Texto: Rita Maria Moraes Cota
Fotos: Paróquia Nossa Senhora do Pilar

VEJA TAMBÉM