sábado

, 25 de maio de 2024

Biografia do Padre Paulo Vicente Ribeiro Nobre

23 de abril de 2024 Arquidiocese

Biografia de Padre Paulo Vicente Ribeiro Nobre

Paulo Vicente Ribeiro Nobre nasceu em Coração de Jesus (MG), em 25 de janeiro de 1966, filho de Josefa e Oswaldo. Em 1983, foi para a Universidade Federal de Viçosa (UFV) estudar Agronomia e se formou no mesmo.

Durante a graduação, fez uma profunda experiência de Deus e participou junto com outros jovens universitários da Comunidade Cenáculo do Senhor, que tinha por diretor espiritual o Cônego Antônio Mendes. Nesta vivência, respondeu sim ao chamado de Deus para o sacerdócio, ingressando no Seminário São José na Arquidiocese de Mariana. Foi ordenado sacerdote em 10 de maio de 1997 pelas mãos do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.

Como sacerdote, foi Vigário Paroquial nas Paróquias de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santa Rita de Cássia, em Viçosa (MG), Coordenador Arquidiocesano de Catequese, Formador no Seminário São José, Diretor da Gráfica e Editora Dom Viçoso, Diretor do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, Diretor da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e Diretor do Instituto de Filosofia São José.

Em 10 de março de 2019, recebeu de Dom Airton José dos Santos o ofício de Capelão da Universidade Federal de Viçosa, onde pôde seguir os passos de seu diretor espiritual, Cônego Antônio Mendes.

Celebração do Jubileu de Prata sacerdotal do Padre Paulo Nobre em Viçosa no ano de 2022.

Fraternidade Pequena Via

Em 22 de maio de 1999, junto com um grupo de leigos, depois de um processo de oração e discernimento, fundou a Fraternidade Pequena Via na cidade de Viçosa. Uma comunidade Católica de Vida e Aliança, que depois de alguns anos estendeu sua fundação também para a cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). Além de fundador, era o atual Diretor Espiritual da Fraternidade, que tem como carisma viver e testemunhar a espiritualidade da Pequena Via de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face.

Foi presidente da Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa (APOV), organização filantrópica fundada pela ex-professora da UFV, Leda de Bittecourt Bandeira, falecida em 2003. A instituição, hoje coordenada pela Fraternidade Pequena Via, atende crianças, adolescentes e suas famílias no bairro de Nova Viçosa-MG. Escreveu o livro Princípio e Fim de todas as coisas, meditações a partir da Oração da Fraternidade Pequena Via. Gravou Cd’s de músicas católicas, junto ao Nascente, projeto musical da Fraternidade Pequena Via.

Viveu uma vida dedicada e obediente ao Cristo, por meio da Igreja. Seu encontro com Santa Teresinha aprofundou e o preparou para o encontro com o Cristo Chagado na esperança e certeza do Cristo Ressuscitado.

Então Pe. Geraldo, Dom Lauro, Pe. Paulo Nobre e Diác. Luiz Carlos na celebração de um ano da ordenação episcopal de Dom Lauro em janeiro de 2023.

Texto: Fraternidade Pequena Via

Fotos: Pascom Parfatima