sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), Dom Luís Catelan, apresenta relato e síntese final do “Seminário CNBB 70 Anos”

01 de agosto de 2022 Igreja no Brasil

Na noite da quinta-feira, 28 de julho, às 19h, aconteceu um Painel Geral, com transmissão aberta pelo canal do YouTube da CNBB, no qual foi apresentado, pelo bispo auxiliar do Rio Janeiro e professor da PUC Rio, dom Antônio Luís Catelan Ferreira, o relato e a síntese final do Seminário CNBB 70 anos, organizado pelo o Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi, o  INAPAZ.

O Seminário contou com três dias de programação, cujo início se deu na terça-feira, 26 de julho, e reuniu 117 participantes, entre bispos, agentes de pastorais, representantes dos regionais e conferencistas em torno do lema do ano jubilar: ‘CNBB 70 anos: comunhão, participação e missão’.

No Painel Geral, dom Luís Catelan enfatizou que a iniciativa se inscreve dentro de um conjunto de ações da CNBB para comemorar e rememorar aspectos históricos, celebrando e projetando-se para a frente no cumprimento de sua missão.

“Oportunamente serão divulgadas as outras ações, mas esse Seminário como que abre essa sequência de ações divulgativas e que pretendem também envolver as pessoas de modo mais geral e esclarecer tudo aquilo que seja possível num âmbito como esse”, explicou.

Na ocasião, dom Catelan também esclareceu que o Seminário tinha um formato bastante acadêmico e histórico-teológico-pastoral e que era essa sua finalidade.

“A CNBB propôs a realização desse seminário com o objetivo de contribuir na renovação da autocompreensão da CNBB através da recuperação de elementos históricos de sua trajetória de 70 anos para o aprimoramento de seu serviço à Igreja no Brasil e à sociedade”, disse.

Dom Catelan reiterou, ainda, que foi constituído um comitê para a organização da temática e metodologia do Seminário. Também o comitê foi o responsável por fazer o convite aos conferencistas e participantes.

Na sequência, para apresentar os resultados do Seminário, dom Catelan fez alguns comentários à temática de cada dia e depois foi passado na íntegra um vídeo do relatório da pessoa que fez a síntese de cada um dos dias.

Acompanhe o relato na íntegra:

Saiba mais sobre o Seminário em: https://www.cnbb.org.br/70anos/

Texto e imagem: CNBB

Agenda