quinta-feira

, 11 de agosto de 2022

Bispo da Áustria visita o distrito de Paracatu de Baixo

19 de novembro de 2019 Arquidiocese

O bispo referencial para a missão da Conferência dos Bispos da Áustria, Dom Werner Freistetter, visitou o distrito de Paracatu de Baixo, que foi completamente destruído pela lama da barragem de Fundão, na tarde desta segunda-feira (18). O pároco da comunidade, padre Alex Martins, membros da Cáritas e uma atingida também acompanharam a visita. O grupo percorreu as ruas, visitaram as ruínas das casas e a igreja da comunidade. 

“Esses encontros estão mudando o meu olhar para a realidade e estão mudando a mim mesmo. Depois dessa visita, tenho uma nova percepção sobre a luta desse povo, sobre a atuação da Igreja nesta região”, afirmou Dom Werner.

Segundo o bispo, as impressões dessa visita serão apresentadas de várias maneiras na Áustria. “Assim que eu voltar, irei conceder entrevistas para a mídia, aproveitando que as impressões estão recentes. Também iremos utilizar campanha dos Três Reis Magos, que será realizada em janeiro, como um espaço de formação, onde teremos a oportunidade de falar em todas as paróquias sobre a realidade dessa região”, explicou.

Para padre Alex, a visita foi importante, pois ela mostra a realidade. “A imagem que se passa lá fora nem sempre retrata o que de fato tem sido feito para reparar, indenizar e compensar os atingidos(as). Os nossos visitantes estrangeiros puderam ver e sentir o que a lama criminosa das mineradoras causou no nosso povo e na biodiversidade da comunidade de Paracatu. A presença de Maria do Pilar, moradora de Paracatu e hoje integrante da Cáritas, explicando aos estrangeiros como tudo aconteceu, como era o distrito, quais foram os danos e sobre o que se tem feito fez com que eles entendessem que a propaganda que é feita pela Renova não mostra a realidade dos fatos”, disse.

Agenda