segunda-feira

, 04 de março de 2024

Bispos brasileiro participa de evento ecumênico com bispos anglicanos e católicos

23 de janeiro de 2024 Igreja no Brasil

Dom Teodoro Mendes Tavares representa a Igreja Católica do Brasil na ação ecumênica. Foto: CNBB/Divulgação

Durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, os bispos das tradições anglicana e católica romana se reunirão para o Growing Together (Crescer juntos), um encontro de discussões ecumênicas e peregrinação de uma semana a ser realizado em Roma e Cantuária entre 22 e 29 de janeiro de 2024.

Representando o mundo

Os bispos virão em duplas – anglicanos e católicos – representando diferentes países do mundo. Mais de 50 bispos de 27 países participarão. Do Brasil, participa o Bispo de Ponta de Pedras (PA) e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, Dom Teodoro Mendes Tavares, representando a Igreja católica no país.  Também participa, do Brasil, a primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, bispa Marinez Bassotto.

Visitando locais sagrados em Roma e Cantuária, os bispos rezarão, refletirão e aprenderão uns com os outros. O objetivo é discutir maneiras de crescer juntos no testemunho e na missão no mundo.

Momento significativo

No dia 25 de janeiro, no túmulo do Apóstolo Paulo, o Papa Francisco e o arcebispo de Cantuária encarregarão os bispos, enviando-os em pares, de serem testemunhas da unidade cristã. Será um momento significativo e simbólico para os laços anglicanos-católicos e para o avanço do diálogo ecumênico, sublinha uma nota da IARCCUM, a Comissão Internacional Anglicana-Católica para Unidade e Missão, criada para apoiar o diálogo ecumênico entre as tradições, que está organizando o evento.

O programa

Além do encontro de 25 de janeiro, a etapa romana da peregrinação também inclui, no mesmo dia 25, uma Eucaristia anglicana cantada, presidida pelo arcebispo de Cantuária na igreja de São Bartolomeu. Dois dias antes, no dia 23, haverá uma visita à Basílica de São Pedro, enquanto no dia 26 haverá uma visita à igreja de São Gregório no Celio, de onde partiu, em 597, o primeiro arcebispo de Cantuária, enviado à Inglaterra pelo Papa Gregório Magno.

Em Cantuária, no dia 28 de janeiro, os bispos participarão da Eucaristia Coral na Catedral de Cantuária, onde o bispo católico de Hong Kong, cardeal Stephen Chow, fará a homilia.

Texto: CNBB com informações VaticanNews/VaticanMedia

Foto: CNBB

Agenda