Na terça-feira, 25 de fevereiro, o Papa Francisco nomeou três bispos para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e dois deles têm ligação com a Arquidiocese de Mariana.
Monsenhor Joselito Ramalho Nogueira
Nascido no dia 10 de novembro de 1964, em Mimoso do Sul, na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), veio estudar na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 1982, para cursar Engenharia Agrônoma.
Na capela da UFV, o universitário Joselito participava das Missas, e ainda em 1982, ele começou com um “jeito novo” de rezar, e junto com alguns amigos iniciou o Grupo de Oração na Universidade, da recém-criada Renovação Carismática Católica, onde, provavelmente, surgiu sua vocação para o sacerdócio. O Padre Paulo Nobre (in memorian) e o Dom Walter Jorge Pinto também faziam parte dessa mesma turma.
Jovem dedicado, esteve à frente do grupo de oração e quando se formou, em 1986, voltou para sua cidade natal e ingressou no seminário Diocesano Bom Pastor, em Cachoeiro de Itapemirim.
Ordenado presbítero no dia 19 de junho de 1993, atualmente, exerce os ofícios de vigário-geral, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
Monsenhor José Maria Pereira
Natural de Senhora dos Remédios (MG), pertencente à Região Pastoral Mariana Sul, da Arquidiocese de Mariana, cursou o Ensino Fundamental na Escola Municipal Magalhães Pinto, concluído em 1977, ainda na sua terra natal, tendo como sua professora Maria José Milagres Coelho, mãe de Dom Danival Milagres Coelho.
Muito religioso, ele sempre participava das missas e ajudava, no que pudesse, ao pároco daquela época, Padre Egydio Geraldo Reis (in memorian), que “tinha um grande carinho por ele”. Além disso, Padre Egydio rezava em sua intenção e dizia-lhe que “um dia ele seria padre”, provavelmente daí veio sua vocação para a vida religiosa.
Para cursar o Ensino Médio, ele ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, já em Petrópolis (RJ), onde finalizou o curso em 1980.
Nascido no dia 2 de março de 1958, estudou Filosofia no mesmo Seminário em que se formou no Ensino Médio, e o curso de Teologia, ele o fez na Escola Teológica da Congregação Beneditina, no Rio de Janeiro (RJ), e no dia 7 de dezembro de 1986, ele recebeu o sacramento da Ordem para o clero de Petrópolis.
Dia 10 de abril de 2008, o Papa Bento XVI conferiu-lhe o título de Monsenhor, e atualmente, é pároco da Paróquia São José, em Petrópolis, vigário-geral, moderador da Cúria e juiz do Tribunal Eclesiástico.
Dia 25 de fevereiro de 2025, ambos foram nomeados pelo papa Francisco, Bispos Auxiliares da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, para prestar suporte ao pastoreiro do Cardeal Dom Orani João Tempesta, O.Cist.
Saiba mais sobre eles clicando aqui
Com informações de fontes secundárias e do Vatican News.