segunda-feira

, 24 de junho de 2024

Câmara Municipal de Guaraciaba homenageia Padre Geraldo Trindade

19 de dezembro de 2023 Arquidiocese

Na última sexta-feira, 15 de dezembro, a Câmara Municipal de Guaraciaba realizou uma sessão solene marcada pela concessão da honraria do Mérito Legislativo a destacadas personalidades do ano. Entre os homenageados estava o Padre Geraldo Trindade, pároco na cidade, que recebeu a distinção das mãos do vereador Silvério Cândido Gaudêncio.

Em seu discurso de agradecimento, Padre Geraldo Trindade expressou que “a homenagem é dedicada não apenas a ele, mas a toda a paróquia, composta por 36 comunidades, agentes de pastorais, coordenadores e lideranças”. O sacerdote ainda enfatizou o reconhecimento como “um reflexo do comprometimento e esforço coletivo na efetivação da evangelização do povo de Deus e no anúncio da Palavra do Senhor”.

A solenidade destacou, assim, não apenas a figura do padre, mas também a colaboração e empenho da comunidade em prol do trabalho evangelizador que tem impactado positivamente Guaraciaba.

Biografia do Padre Geraldo Trindade

Padre Geraldo Felício Trindade

Nascido em Cipotânea (MG), aos 23 de junho de 1987, é filho de Vicente Alfenas da Trindade e Brazilina Francisca Trindade. É o caçula de dez irmãos (Maria Aparecida, José Onésimo, Antonino, Conceição, Vicente, Caetano, Brazilina, Luiz e Inês). Recebeu o batismo no dia 13 de setembro de 1987.

Estudou o primário, ginasial e médio na E.E. José Dias Pedrosa (1994–2005). Ingressou no Seminário São José de Mariana no Grupo de Orientação Vocacional (GOV) nos anos de 2004 a 2005. Fez o curso Propedêutico em Barbacena em 2006. Graduou-se em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana Dom Luciano (2007 a 2009) e fez extensão universitária em Arte sacra e espaço litúrgico pela FAM. Graduou-se em Teologia no Instituto Teológico São José da Arquidiocese de Mariana (2010–2013).

Foi ordenado diácono por Dom Geraldo Lyrio Rocha em 1º de fevereiro de 2014 na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG) e, no diaconato, foi colaborador na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Rio Casca (MG). Foi ordenado padre também por Dom Geraldo, em 11 de outubro de 2014, em sua cidade natal.

Foi vigário paroquial na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), por três anos. Foi nomeado Pároco da Paróquia São José, em Pedra Bonita (MG), permanecendo neste ofício por três anos até ser nomeado para a Paróquia de Sant’Ana de Guaraciaba, em 16 de dezembro de 2020. Sua posse canônica foi realizada em 15 de janeiro de 2021, em missa celebrada às 19h pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Assumiu a Paróquia de Guaraciaba, durante o restauro de valorização da Igreja Matriz e também do conjunto arquitetônico, contemplando e preservando o seu traçado original e elementos materiais e históricos não só dos altares, como de todas as naves central e laterais. Suas ações são velozes e a reforma inclui remoção de pintura e limpeza química e harmonização dos elementos artísticos.

É um padre dinâmico, trabalha muito, costuma celebrar cinco missas por dia em períodos festivos, no período da pandemia levou o Santíssimo até às localidades rurais, valoriza o trabalho das comissões paroquiais. Foi responsável pela transladação dos restos mortais do Monsenhor Dimas para a Matriz.

Exerceu a função de assessor de liturgia do regional leste, professor do CETE de Ponte Nova e das noviças das Irmãs Oblatas de Nazaré, Assessor Arquidiocesano do Conselho Missionário Diocesano. Articulista de vários sites e jornais, dentre eles: Jornal O Tempo, Jornal do Brasil, Revista Paróquias, Jornal Ponto Final, Catolicanet, Tribuna de Minas, Jornal O Brado, dentre outros. Foi coautor da obra Monsenhor Dimas: uma vida dedicada a Guaraciaba e autor do livro Pedra Bonita, um povo, uma grande história. Recebeu o título de cidadão honorário de Viçosa, em 2017, pela Câmara de vereadores de Viçosa, e recebeu Hora ao Mérito pela Câmara Municipal de Pedra Bonita, em 2022.

Homenageados pela Câmara Municipal de Guaraciaba.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Sant’Ana, em Guaraciaba (MG)