domingo

, 14 de agosto de 2022

Campanha da Fraternidade é tema de formações nas paróquias e regiões

11 de fevereiro de 2020 Arquidiocese

Em preparação para a Campanha da Fraternidade 2020 (CF), que tem como tema“Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), as paróquias e regiões pastorais estão promovendo formações sobre a temática deste ano.

Em Conselheiro Lafaiete, na Região Oeste, a formação sobre a Campanha da Fraternidade foi realizada no dia 1° de fevereiro, no Edifício Imaculada, e contou com a assessoria do padre José Luís, vigário da Matriz Nossa Senhora da Conceição

Na Região Centro foi realizado um Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2020 no último sábado (8), no Centro de Pastoral em Piranga. O encontro foi assessorado pelo padre José Antônio de Oliveira. Na próxima semana a formação será realizada em várias paróquias da arquidiocese. 

Confira a apresentação sobre a CF 2020 utilizada pelo padre José Antônio.

A Campanha

Todos os anos, a CF é realizada quaresma, anunciando, assim, a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta, e levando os fiéis a refletirem sobre vários temas. A Campanha da Fraternidade 2020 convida as pessoas a olharem, de modo mais atento e detalhado, para a vida. 

Para partilhar os estudos e conhecimentos e assim, favorecer os grupos, movimentos, pastorais, paróquias, áreas pastorais em seus estudos, aprofundamentos e definições de ações com relação à Campanha da Fraternidade 2020, uma série de materiais foi produzido em parceria com a editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Edições CNBB. Os materiais podem ser adquiridos no site oficial da instituição:  https://www.edicoescnbb.com.br/campanha-da-fraternidade-2020

O livro para os encontros catequéticos para crianças e adolescentes, por exemplo, é uma oportunidade para abordar e discutir o tema e o lema da CF 2020 com as crianças e os adolescentes das muitas comunidades espalhadas pelo nosso país. Cada comunidade tem seu ambiente próprio, onde certos problemas sociais estão mais presentes. Diante disso, podem ser feitas muitas adaptações nas tarefas propostas e no modo de abordar o tema.

Já o subsídio “Jovens na CF” é indicado especificamente aos grupos de jovens, idealizado para ampliar o diálogo sobre a superação da violência com o objetivo de encorajar o comprometimento desse importante público nas questões apresentados pelo tema e lema da Campanha da Fraternidade 2020. 

O “Círculos Bíblicos” é ideal para que as pessoas se reúnam em pequenos grupos e assim, inspirados nas Sagradas Escrituras, façam uma reflexão quaresmal e uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade.  O livro é dividido em cinco encontros, um para cada semana da Quaresma, cuja centralidade está na Palavra de Deus. 

A “Vigília Eucarística é uma publicação que sugere dois roteiros para celebrações: o primeiro oferece um momento de Adoração, uma Vigília diante da Eucaristia e o segundo é um roteiro para uma Celebração Penitencial.

O “Retiro Popular da Quaresmaquer ser um retorno às fontes cristãs para transformar este rico período em um grande retiro, no qual pessoa, comunidade e sociedade se articulem, em um processo de conversão, para a busca da vida plena. A proposta com esse Retiro é que se faça um tempo semanal de oração comunitária, de oração pessoal e um calendário de atividades e exercícios de santificação para todos os dias da quaresma. 

Estes e outros materiais podem ser adquiridos em: https://www.edicoescnbb.com.br/campanha-da-fraternidade-2020.

Com informações da CNBB

Agenda