quarta-feira

, 23 de junho de 2021

Candidato ao diaconato permanente será ordenado em junho

20 de maio de 2021

No próximo dia 12 de junho, Solenidade do Imaculado Coração de Maria, a Arquidiocese de Mariana ganhará mais um diácono permanente: Anderson Lúcio da Costa, da Paróquia do Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete (MG). A solene celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, às 19h, na Igreja Matriz do Bom Pastor.

Se preparando para receber o primeiro grau do Sacramento da Ordem desde agosto de 2015, Anderson afirma que o sentimento que preenche o seu coração com este momento é o da gratidão a Deus. “O versículo bíblico que explicita essa alegria é o versículo 12 do Salmo 116: ‘Como poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez ao meu favor?’. O senhor Deus que nos chamou a vida, nos dá a graça de vivermos em Cristo e sermos sinais que devem direcionar as pessoas a Cristo”, destaca.

Tendo iniciado a sua vivência na Paróquia do Bom Pastor aos seis anos, o candidato ao diaconato lembra que o desejo de servir a Deus foi despertado quando ainda era criança. Desde então, tem participado e servido à Igreja em sua comunidade paroquial.

“Mas desejava continuar servindo ao Senhor de uma forma mais íntima e próxima, como que reclinado ao Sagrado Coração de Jesus, [igual à] figura de João na Última Ceia. Vejo na expectativa alegre e humilde do chamado de Deus, através da ordenação diaconal, esta personificação do serviço agindo agora como o Cristo do Lava Pés: continua o servir, mas, agora, com sentido muito profundo e imerso na graça do Serviço Ministerial a Deus nos irmãos”, conta Anderson.

Diaconato transitório x permanente

De acordo com Anderson, existem dois tipos de diaconato: o transitório, concedido aos candidatos ao sacerdócio, e o permanente que viverá toda a sua vida neste estado sacramental. Ele ainda explica que os diáconos permanentes são “homens casados ou solteiros que, após longo período de discernimento vocacional e formação acadêmica e espiritual, são chamados a ordenação para o serviço do Altar, da Palavra e da Caridade”.

Sobre o candidato

Anderson Lúcio da Costa é casado e tem 35 anos. Sua paróquia de origem é a do Bom Pastor, em Conselheiro Lafaiete (MG). Escolheu como lema para a ordenação diaconal a passagem bíblica “Tu me chamaste, aqui estou” (1 Samuel 3,6).

A ordenação diaconal será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Mariana (Facebook e YouTube) a partir das 19h do dia 12 de junho.

Fotos: Arquivo pessoal

Agenda

VEJA TAMBÉM