domingo

, 14 de agosto de 2022

CAP delibera a realização da 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

06 de outubro de 2021 Arquidiocese

O Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) deliberou, em reunião on-line ocorrida no último dia 25 de setembro, a realização da 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.  O encontro será realizado de forma híbrida em duas datas de dezembro: on-line na manhã do dia 11 e presencialmente ao longo de todo o dia 17.  

Ao comentar sobre a sugestão dada pelo Vigário Episcopal da Região Mariana Centro, padre José Geraldo de Oliveira, para não aprovar o novo  Projeto Arquidiocesano de Pastoral (PAE) para 2022 e manter as prioridades pastorais de 2021 também para o próximo ano, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, enfatizou que a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral também oferece subsídio e prioridades para a realização das assembleias nas regiões pastorais e paróquias da Arquidiocese de Mariana. “Adiar a assembleia é impedir que as demais aconteçam ou aconteçam de modo desvinculado das prioridades arquidiocesanas de pastorais”, pontuou. 

Um dos principais objetivos da 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral é a aprovação do novo PAE que, ao longo deste ano, tem sido estudado nas paróquias, foranias e regiões desta Igreja Particular. Para padre Edmar, é importante que o documento seja aprovado ainda este ano, uma vez que ele está baseado nos quatro pilares (Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária) das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023. Dessa forma, o adiamento resultaria em um documento defasado e com pouco tempo de vigência. 

Próximos passos

Após ter recebido as contribuições das paróquias, a equipe que elaborou o novo PAE fará, entre outubro e novembro, a redação final do texto. Ainda, durante a reunião, o representante dos presbíteros, padre Paulo Barbosa, sugeriu que o texto final do PAE fosse enviado aos membros do CAP com antecedência para a apreciação antes da assembleia.

Já o local, o número de participantes e a pauta da assembleia serão definidos posteriormente pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Ao todo, cerca de 45 pessoas participaram da reunião do CAP, a última de 2021, que aconteceu na mesma data em que, inicialmente, estava agendada a realização da 28ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.

Agenda