sexta-feira

, 24 de maio de 2024

Carmelitas realizam missão em São Miguel do Anta

07 de maio de 2024 Arquidiocese

Nos dias 18 a 21 de abril, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta (MG), a Missão Carmelita. Estiveram presentes as Irmãs Carmelitas da Divina Providência, juntamente com uma equipe de leigos, adultos e jovens de Viçosa (MG) e da cidade anfitriã. Na missão tiveram a oportunidade de transmitir a espiritualidade Carmelita, nas visitas às famílias, nas escolas e encontros de formação e celebrações.

Ano Vocacional Carmelita

O tema da Missão foi “Carmelo: um lugar, um caminho, uma missão”, inspirado no texto bíblico “Levanta-te e vem beber desta fonte” (1Rs 17, 1-6). A equipe foi constituída pelas Irmãs Graça Fernandes, Fransinette Ramos e Marlene Valdevina; a Postulante Izabela Maria; as Vocacionadas Daniela Caetano e Vitória Aparecida; e os leigos: Pedro Lopes, Anália Ataíde, Arlete Rocha, Lucineia Silva, Giovanna Almeida. Além disso, colaboraram como assessores em algumas atividades a Irmã Rita de Cassia, Juliana Fontes, o seminarista Samuelson Mesquita (Arquidiocese de Mariana) e Francis Paulina, da Fraternidade dos Carmelitas Leigos.

Na noite do dia 18, a equipe foi recebida com alegria pelas lideranças leigas da paróquia e iniciaram os primeiros contatos com a comunidade. Nos dias 19 e 20, uma equipe dedicou-se às visitas às famílias e outra às escolas estaduais. Houve uma tarde de formação, coordenada por Francis, sobre a Espiritualidade do Carmelo. O Seminarista Samuelson coordenou a Celebração da Palavra na Capela Santa Filomena. À noite, rezaram à maneira Carmelita, o Terço Vocacional e o Ofício de Nossa Senhora do Carmo. Aconteceu também, encontros com coroinhas e com os jovens da paróquia.

Em todos os contextos, tiveram a oportunidade de divulgar a espiritualidade carmelitana, despertando a todos para a importância da consciência vocacional. Foi trabalhado com os jovens o texto proposto pela Irmã Marlene Frinhani: “Venham ver comigo uma Fonte especial”, despertando-os para a oportunidade de refletir sobre:

  • Ver: a realidade que nos cerca;
  • Pensar: possibilitando terem uma consciência crítica e a se questionar diante de determinadas situações;
  • Escutar: aprendendo com Elias a estar atento para ouvir a voz de Deus, diante da situação que nos cerca, compreendendo o que ele quer nos falar;
  • Amar: sendo capazes de se lançar em prol de nossos irmãos e irmãs, colocando-se a serviço, pelo bem-estar e a paz de cada um, como Jesus viveu e nos ensinou.

No dia 21, também dedicado às orações pelas vocações, as atividades foram encerradas durante a Celebração Eucarística, às 10h. Na oportunidade, o Pároco local, Padre Róbson da Cunha Chagas agradeceu a equipe e convidou às Irmãs e os missionários a se apresentarem e deixarem sua mensagem aos presentes. Foi oferecido pelas Irmãs a cada uma das comunidades da Paróquia um quadro de Nossa Senhora do Carmo, como lembrança da visita missionária.

Durante a missão, as escolas da cidade também foram visitadas.

Em seguida, em nome da paróquia, a senhora Maria Isabel da Silva Fontes leu uma mensagem de agradecimento. Após a bênção, foi realizada a imposição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo para aqueles que fizeram a preparação.

“Durante os dias da missão mais do que levarmos uma contribuição ao povo, tivemos a oportunidade de vivermos nossa espiritualidade indo ao encontro de Deus na vida de cada pessoa que encontramos, assim pudemos experimentar o sentido da sinodalidade, que o Papa Francisco nos vem incentivando a vivenciarmos.

Nós, Irmãs Carmelitas da Divina Providência, em nome da equipe envolvida nesta Missão, queremos aqui manifestar nossa gratidão a todos os que, de alguma forma, prestaram-nos seu apoio, desde o tempo de preparação, até a realização do trabalho missionário. Seja com suas orações, no suporte material, na organização e no desenvolvimento, tantos foram protagonistas imprescindíveis, para que pudéssemos levar a mensagem de Cristo, do jeito de ser Carmelita.

O alegre testemunho fraterno de tantos nos faz experimentar o verdadeiro sentido de sermos Igreja em saída. Na pessoa da Irmã Sônia Estevam, expressamos nosso agradecimento especial à Comunidade Educativa do Colégio Nossa Senhora do Carmo de Viçosa, pelas doações e impressão de uma parte do material que utilizamos nesses dias”, declarou a Irmã Maria Fransinette.

Por fim, a Irmã Fransinette ressaltou a calorosa acolhida da paróquia e a organização do Conselho Pastoral: “destacamos o papel significativo da equipe de acolhida e apoio da Paróquia, desde os adultos, jovens e crianças que nos acompanharam em todas as visitas às famílias e escolas e demais atividades realizadas, como também as pessoas que cuidaram de nosso bem-estar, alimentação e repouso. Tudo, graças ao zeloso Pároco, Padre Robson, que, com sua competência e carinho de pastor para com suas ovelhas, organizou e proveu tudo, junto à Coordenação Paroquial, pelo bom êxito da missão. Por tudo, demos graças ao Senhor, que realiza em nós maravilhas!”.

Confira na íntegra a mensagem de agradecimento da paróquia:

Missão é doar-se, servir.

Quando escutamos este chamado e saímos em missão, entendemos que muitas pessoas precisam de apenas um momento para serem escutados, precisam apenas de um sorriso, de um olhar, de um abraço.

As Irmãs Carmelitas da Divina Providência, missionários leigos e jovens saíram em missão evangelizadora e puderam compartilhar momentos de oração e bênção nas casas, nas escolas, na igreja, através do diálogo, da escuta, do carinho e do amor, uma vivência intensificada da Igreja em saída.

Queremos agradecer a Deus e a Nossa Senhora do Carmo por tantas alegrias e bênçãos vividas nestes dias. Às Irmãs Carmelitas, com sua equipe, ao seminarista Samuelson, aos leigos de nossa paróquia, por tamanha generosidade, disponibilidade e, principalmente, pelo amor ao serviço do Reino de Deus.

Sintam-se sempre bem-vindos e acolhidos em nossa paróquia e que Deus lhes conceda muitas graças e paz.

Agradecemos a todas as pessoas que abriram as portas da sua casa, da escola e pelo acolhimento caloroso aos missionários.

Após mais essa experiência de fé e missão, que fique em nossa paróquia a continuidade da obra evangelizadora e missionária, indo ao encontro dos irmãos, com a alegria do Evangelho de Jesus Cristo e com disposição para a escuta e o acolhimento.

Agradecemos ao Padre Róbson pela imensa preocupação e dedicação para com o seu rebanho.

Texto e fotos: Ir. Maria Fransinette Ramos, Postulante Izabela Maria da Silva Santos e Noviciado Nª Sª do Carmo – Viçosa.