quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Casa da Caridade Dom Luciano, em Viçosa, completa um ano de atividades

25 de agosto de 2022 Arquidiocese

A Casa da Caridade Dom Luciano, em Viçosa (MG), completa neste sábado, 27 de agosto, um ano de atividades. Para marcar a data, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, responsável pelo projeto social, promove dos dias 25 de agosto a 02 de setembro uma série de ações comemorativas.

Ao longo da semana festiva, os fiéis são convidados a participar de momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, Celebração Eucarística, rodas de conversa, dalém de um momento cultural nesta sexta-feira, dia 26, com a realização do Sarau da Caridade. Já no sábado, 27 de agosto, data do aniversário e memória do 16º ano de falecimento de Dom Luciano, os paroquianos são chamados a participar da Santa Missa às 19h na Igreja Matriz.

Segundo Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, que à época da fundação da Casa de Caridade era o Pároco local, a motivação para a criação da instituição surgiu por meio da “oração, da meditação da Palavra de Deus, da reflexão sobre a nossa realidade e da caminhada pastoral da Paróquia de Fátima, da Arquidiocese de Mariana, da Igreja no Brasil, das exortações do Papa Francisco e do exemplo do servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida”.

Confira AQUI a programação completa

Histórico da Casa da Caridade

Dom Airton em visita à Casa de Caridade em 2021

Como desdobramento da 10ª Assembleia Paroquial de Pastoral realizada no segundo semestre de 2017 e da celebração do Dia Mundial dos Pobres instituído pelo Papa Francisco, a Dimensão Sociopolítica da Ação Evangelizadora Paroquial (DSPAE) realizou dois seminários sobre a Doutrina Social da Igreja nos meses de maio e novembro de 2018, visando à conscientização do compromisso social da fé cristã e à melhor organização da caridade na Paróquia de Fátima.

Em um contexto de pandemia da Covid-19, que agravou os problemas sociais, ficou evidente que alguma iniciativa precisaria ser tomada, com urgência, para organizar o serviço da caridade.

Após diversas reuniões e debate do projeto nos conselhos, no dia 27 de agosto de 2021, data em que se celebraram os 15 anos da Páscoa do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, iniciou-se, com a bênção do então Pároco Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, o funcionamento da Casa da Caridade Dom Luciano, em um galpão de madeira construído na esquina da Rua Cristóvão Longuinho com a Praça José Santana, em frente à entrada principal da Igreja Matriz de Fátima. (Texto: projeto de criação da Casa da Caridade – Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima)

*Com informações da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Fotos: Pascom Parfatima