quarta-feira

, 29 de maio de 2024

Casa de encontros da Arquidiocese de Mariana em Viçosa é rearticulada e tem nova coordenação

01 de novembro de 2023 Arquidiocese

Uma reunião convocada e dirigida pelo Vigário Episcopal da Região Leste, Padre Luiz da Paixão Rodrigues, retomou nesta terça-feira, 31 de outubro, a constituição da Equipe de Coordenação da Casa São José, uma casa de encontros da Arquidiocese de Mariana, localizada em São José do Triunfo, no município de Viçosa (MG).

Reinaugurada em 2016, após uma pesada reforma, a casa é administrada pela Região Leste e conta com o apoio de uma equipe denominada Equipe Local da Casa São José.

Segundo Padre Luiz da Paixão, o objetivo do encontro foi rearticular a Equipe de Coordenação da Casa que, devido à pandemia, se desestruturou. Ainda conforme o sacerdote, a Casa possui um regimento interno, renovado a cada ano, que estabelece seus objetivos e as diretrizes para seu funcionamento e manutenção.

Além do vigário episcopal, participaram da reunião o Vigário Forâneo, Monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues, nomeado bispo para a Diocese de Januária (MG), e os Padres Geraldo Martins, Pároco da Paróquia São João Batista, em Viçosa; João Paulo Guedes, tesoureiro da Região Leste; e José Afonso Lemos, Pároco da Paróquia São Sebastião, em Ponte Nova.

Estiveram presentes também os leigos coordenadores paroquiais de pastoral das paróquias de Viçosa: Mauro Lopes Duarte (São João Batista), Maria Sofia Ledae Kasuy Barbosa (Nossa Senhora de Fátima), Carlos Alexandre Gonçalves (São Silvestre) e José Mauro Chaves (Santa Rita), os representantes do grupo Amigos da Casa São José, Sérgio Augusto Moreira Marota e Geraldo Ladeira, o coordenador do Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) de São José do Triunfo, Osmane Soares Cardoso, a funcionária da Casa, Vanderlice, e a convidada Maria Aparecida Lopes Fialho, membro do CCP de São José do Triunfo.

A função da Casa São José, segundo seu Regimento Interno, é “acolher reuniões, retiros e outras atividades dos movimentos, pastorais e dimensão, já agendados anualmente ou com grande antecedência, em conformidade com as proposições para seu uso”.

A Equipe Local, responsável pela coordenação da Casa, é composta, além do Vigário Episcopal, pelo Vigário Forâneo e o representante leigo da Forania de Viçosa, pelos coordenadores paroquiais de pastoral das quatro paróquias do município, por um membro do Conselho Comunitário de Pastoral da comunidade de São José do Triunfo e por um representante do grupo Amigos da Casa de São José, que trabalhou pela reforma da Casa antes de sua reinauguração.

“O grupo Amigos da Casa São José é o para-raios desta Casa”, disse Sérgio Augusto Moreira Marota, representante do grupo na reunião. Ele contou a história da reforma da Casa e destacou o empenho do grupo e de diversos colaboradores no trabalho de recuperação do espaço, sob a coordenação do então Vigário Episcopal da Região Leste, Padre Walter Jorge Pinto, atual Bispo da Diocese de União da Vitória (PR).

Um dos desafios da Casa é sua conservação e manutenção. No momento, ela passa por pequenas reformas. O grupo Amigos da Casa São José tem assumido essa responsabilidade que, a partir de agora, será compartilhada com a Equipe Local, responsável pela administração do espaço.

De acordo com o Regimento Interno, as reformas deverão ter aprovação do Conselho para Assuntos Econômicos Regional (CAER) após deliberação da Equipe Local. Essa Equipe se reunirá mensalmente e já tem agendado seu próximo encontro dia 9 de novembro.

Agendamento dos encontros

As reuniões e encontros na Casa devem ser agendados com, pelo menos, três meses de antecedência. A responsável pelos agendamentos é a colaboradora da Casa, Vanderlice, com a supervisão do Vigário Forâneo da Forania de Viçosa. Os grupos que fizerem reserva para utilizarem a Casa deverão pagarão a taxa estabelecida pelo CAER de acordo com o número de participantes e de dias de uso do espaço.

Texto: Pastoral da Comunicação da Paróquia São João Batista, em Viçosa (PSJB)

Fotos: PSJB e Folha da Mata