O Centro Regional de Pastoral, em Barbacena (MG), recebeu, com amor e fé, os casais em nova união, nos dias 26 e 27 de abril, para o Primeiro Encontro Regional da Pastoral Familiar voltado para esse grupo de casais.
A inciativa foi proposta pela Coordenação da Pastoral Familiar da Paróquia Bom Pastor, através do casal Isabel Puiatti e Nelson Boratto e pelos coordenadores da Pastoral Familiar para Casos Especiais, Jorge Agnair Lopes e Mônica Sueli Gomes da Silva, sendo acolhida pela Coordenação Regional da Pastoral Familiar, fazendo com que o fim de semana se tornasse mais afetuoso.
O Encontro teve a coordenação dos casais da Pastoral Familiar Casos Especiais, Rousinelle Rodrigues e Edinho, da Paróquia Bom Pastor; Ana Luiza Gomes Oliveira e Paulo, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade; e Conceição Maria Gomes da Silva e José Wellington da Silva, da Paróquia Divino Espírito Santo, que atuaram nos dois dias.
Ao todo, 22 casais vindos das paróquias que compõem a Região Pastoral Mariana Sul estiveram presentes e a Pastoral Familiar Regional vem trabalhando em comunhão com as coordenações de foranias e paróquias, de forma acolhedora, baseando-se nas orientações do Sínodo 2022 a 2024 e do Ano da Esperança.
A sugestão, segundo os coordenadores regionais, Mariza de Fátima Brandão e Nélio Bôsco Azi de Magalhães, é trazer ao convívio pastoral aqueles que, por algum motivo, afastaram-se enquanto famílias. “Este 1º encontro nos mostrou a necessidade de acolhimento, de escuta, de uma mão a ser estendida para muitos que irão nos acompanhar na caminhada pastoral e de nossa Igreja. É gratificante ver o contentamento dos participantes em estarem ali reunidos”, destaca o casal.
No primeiro dia, trabalhou-se momentos de Espiritualidade e reflexão, finalizando com a Santa Missa na Igreja de São Judas Tadeu, comunidade da Paróquia Bom Pastor. Já no domingo, houve momentos de meditação, reflexão e comunhão seguida por adoração ao Santíssimo.
A animação ficou por conta dos próprios coordenadores enfatizando a alegria de estarem ali reunidos.
Segundo o Diácono Evanildo Cândido, que palestrou no encontro, o diálogo e a escuta ativa são sempre uma abertura positiva entre os palestrantes e os participantes.
“O encontro foi muito proveitoso, uma oportunidade de aprendizado. Particularmente, o tema que ministrei foi a respeito do Tribunal Eclesiástico. Mas antes de iniciarmos, quis ouvi-los. Fiquei muito feliz com o que escutei de cada casal. A maioria participa de uma alguma atividade na igreja, seja no dízimo, catequese, acolhida. Um povo que está com sede de Deus. Eu disse a eles que a Igreja está de portas abertas para participarem da vida ativa nela, que ‘sejam exportados a ouvir a palavra de Deus, frequentar o sacrifício da missa, perseverar na oração, dar sua contribuição nas obras de caridade, educar os filhos na fé cristã, a cultivar o espírito e as obras de penitência para assim implorar, dia a dia a graça de Deus’, com essas palavras do Catecismo da Igreja Católica (CIC 1651), essas pessoas merecem ser bem acolhidas, e terem uma orientação”, destaca o Diácono.
O casal, Nelson e Isabel, expressaram a gratidão pela presença de todos e a oportunidade de iniciar este trabalho na Pastoral Familiar. “Nossa língua portuguesa é maravilhosa, riquíssima em termos e abundante em verbetes. Mas, às vezes, incapaz de nos ajudar a traduzir em palavras tudo o que sentimos. É o caso desse momento. Não consigo encontrar palavras suficientes para dizer a todos àquilo que sinto e, muito menos, para conseguir expressar toda a minha gratidão. E, por faltar mais palavras, limito-me a dizer a todos e a cada um em particular: obrigada por este momento”, ressalta o casal
Veja os depoimentos dos casais participantes e como eles demonstram a importância de continuar o trabalho iniciado com o Sínodo:
“Esse final de semana participamos do Encontro Mariano de casais em Nova União. Estamos enaltecidos e agradecidos por este momento que tivemos, onde nos foi esclarecido várias dúvidas, tivemos a oportunidade de presenciar o testemunho daqueles que conseguiram a nulidade do seu matrimônio e seguem firmes na fé crista, agora casados. Com o coração cheio de gratidão e felicidade, vimos aqui hoje agradecer a acolhida e o carinho de vocês da Pastoral São Sebastião, que foi de uma importância sem tamanho para que nós pudéssemos retomar nossa caminhada em Cristo. Em especial a Juliana e ao Robert, sem vocês esses momentos não seriam possíveis. Vocês são luzes nas nossas vidas. Muito obrigada a todos. Bênçãos na vida de cada um de vocês. Seguimos juntos sempre nos propósitos de Deus, conte conosco”. Casal Graciela Roman Rodrigues e Fabrício Vargas.
“Expressamos o nosso agradecimento por estes dois dias. Foi uma grande alegria fazer parte desse grupo de pessoas apaixonadas por Jesus. Tenho certeza de que o carinho e a dedicação de todos não passaram despercebidos e o casais vão levar isso para a vida. Que o Bom Pastor os abençoe”. Casal Denilce F.R. Salles e José Afonso Salles.
“Obrigada queridos amigos, foi maravilhoso servir com vocês nesse encontro, como é lindo ser Católico, ser abraçado pela Santa Igreja Católica, está no colo da Mãe de Deus, ser guiados pelo Espírito Santo, e evangelizar como Jesus nos pediu. Foi um encontro abençoado, cheio de graças, se Deus quiser colheremos muitos frutos. Casal Arlete Aparecida Alves e Wellington José dos Santos.
A Coordenação Regional da Pastoral reunirá os casais participantes em um Pós Encontro, no dia 14 de maio, no Salão Paroquial da Paróquia Bom Pastor para a continuidade dos trabalhos através da integração contínua da pastoral.
Texto: Ana Paula Santos – Adaptado
Fotos: Pastoral Familiar