terça-feira

, 16 de julho de 2024

Catedral Basílica de Mariana volta a receber as celebrações da Semana Santa

21 de março de 2023 Arquidiocese

Berço da fé e religiosidade mineira, a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), após sete anos, volta a receber em 2023 as tradicionais celebrações da Semana Santa. Entre fevereiro de 2016 e dezembro de 2022, a Igreja mãe desta Arquidiocese esteve fechada para obras de restauração dos elementos estruturais e artísticos do templo.

Por essa razão, na opinião do Pároco e Reitor da Catedral, Padre Geraldo Dias Buziani, as expectativas para as celebrações da Semana Santa deste ano são grandes. “Primeiro, porque a beleza da Catedral restaurada é um elemento a mais nas solenidades deste ano. Nela serão celebradas a missa do Crisma e demais atividades litúrgicas próprias desta semana. Além disso, toda a comunidade marianense, a partir da comunhão das três paróquias da cidade, está bem mobilizada e entusiasmada na organização deste tempo forte de oração. Creio que a união de esforços, nesta preparação, é um sinal dos bons frutos espirituais a serem alcançados na Semana Maior da nossa fé”, afirma.

Com uma programação extensiva e em comunhão com as demais paróquias de Mariana, Sagrado Coração de Jesus (Bairro Colina) e Nossa Senhora Aparecida (Bairro Cabanas), a Catedral Basílica de Mariana reunirá os fiéis para as principais celebrações litúrgicas da Semana Santa, que tem como centro o Tríduo Pascal, quando se recorda a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Além disso, os marianenses e turistas também poderão participar das tradicionais procissões e sermões, proferidos nas igrejas históricas e também na Praça Minas Gerais. 

Confira a programação das principais celebrações:

Setenário das Dores de Maria

De 25 a 31 de março, às19h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção

31 de março

7ª DOR: O corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo é colocado na sepultura 

19h – Santa Missa na Catedral e após o encerramento do Setenário das Dores de Maria, procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores para a Capela de Nossa Senhora de Nazaré. Participação especial do Seminário São José e da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.  

1º de abril – Sábado – Santa Missa do Crisma

10h – Santa Missa presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos, concelebrada pelos padres da Arquidiocese, na Catedral Basílica.

2 de abril – Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

18h – Benção dos ramos na igreja Nossa Senhora do Rosário e procissão para a Praça da Sé, seguida da Santa Missa presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos. Participação em conjunto de todas as paróquias da cidade. 

3 de abril – Segunda-Feira Santa

19h – Santa Missa na Catedral Basílica e procissão com a imagem do Senhor dos Passos para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Na chegada, sermão do Pretório pelo Revmo. Pe. Lucas Muniz Alberto. Participação especial da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

4 de abril – Terça-Feira Santa

19h – Santa Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, seguida da procissão com a imagem do Senhor dos Passos para a Praça Minas Gerais. Ao longo do trajeto, visitação dos passos da paixão e tradicional canto dos motetos. 

19h – Santa Missa na Capela Nossa Senhora de Nazaré, seguida da procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores para a Praça Minas Gerais. 

20h30 – Cerimônia do Encontro do Divino Salvador com sua Mãe Santíssima, na Praça Minas Gerais, com sermão alusivo proferido pelo Exmo. Revmo. Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. 

5 de abril – Quarta-Feira Santa

19h – Santa Missa na Igreja São Pedro dos Clérigos. Em seguida, procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores para a Catedral Basílica. Em seguida, sermão da Soledade a ser proferido por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana. Ao término, Solene Ofício de Trevas com a participação das Irmandades, Confrarias, Associações e Movimentos. 

6 de abril – Quinta-Feira Santa

19h – Santa Missa com o rito de Lava-Pés, na Catedral Basílica, presidida pelo Arcebispo Dom Airton José dos Santos. Após a celebração, desnudação dos altares e procissão de transladação do Santíssimo Sacramento, com adoração até às 24h (meia-noite). 

7 de abril – Sexta-Feira Santa – Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

6h – Tradicional Via Sacra saindo da Catedral Basílica para a Cartuxa de Dom Viçoso.

9h – Solene Ofício de Trevas na Catedral Basílica, presidido pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos, com a participação das Irmandades, Confrarias, Associações e Movimentos. 

15h – Solene Ação Litúrgica em memória Da Paixão e Morte do Senhor, com a coleta para os lugares santos, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos, com a participação das Irmandades, Confrarias, Associações e Movimentos.

18h30 – Apresentação do figurado bíblico e celebração: Caminho da Redenção, na Praça Minas Gerais.

19h30 – Sermão do Descendimento da Cruz a ser proferido pelo Exmo. Revmo. Dom Décio Zandonaide, Bispo Emérito de Colatina-ES na Praça Minas Gerais. Em seguida, piedosa Procissão do Enterro com a imagem do Senhor Morto e a preciosa relíquia do Santo Lenho para a Catedral Basílica. A imagem do Senhor morto permanecerá na Catedral durante o sábado, até às 15h para a veneração dos fiéis. 

8 de abril – Sábado Santo

20h – Solene Vigília Pascal na Catedral Basílica, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos.

9 de abril – Domingo da Ressurreição

10h – Santa Missa na Catedral Basílica, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos.

17h – Santa Missa presidida pelo Sr. Arcebispo Metropolitano Dom Airton José dos Santos e concelebrada por diversos presbíteros, na Praça dos Ferroviários e piedosa Procissão luminosa da Ressurreição com o Santíssimo Sacramento para a Praça da Sé. 

Confira a programação completa para a cidade de Mariana aqui

Foto: Mariana Ferreira