sábado

, 20 de abril de 2024

Catedral Basílica de Mariana volta a receber as festividades em honra a padroeira, Nossa Senhora da Assunção

07 de agosto de 2023 Arquidiocese

Inspirados pelo Sínodo sobre a sinodalidade e meditando o tema “Com Maria, caminhamos juntos por uma Igreja: comunhão, participação e missão”, a Arquidiocese de Mariana convida a todos para participar das festividades em honra a sua padroeira, Nossa Senhora da Assunção. Após quase sete anos, as celebrações voltam a acontecer na Catedral Basílica, em Mariana (MG).

Com início nesta sexta-feira, 11 de agosto, a programação prevê a realização do canto do ofício de Nossa Senhora, Santa Missa e o solene novenário todos os dias. Tradicionalmente, a Igreja festeja a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora no dia 15 de agosto, entretanto, no Brasil, conforme autorização da Santa Sé, a celebração ocorre no domingo subsequente quando a data não cai em um domingo.

Dessa forma, neste ano, o dia solene será no domingo, 20 de agosto, quando a Arquidiocese de Mariana e a Igreja Mãe, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Catedral de Mariana), comemorarão sua padroeira.

“Vamos celebrar com alegria a festa de Nossa Padroeira. Comunidades e pastorais unidas, na Catedral, para bendizemos a Deus, sob o olhar maternal da Senhora da Assunção. A expectativa é de que a Novena e a festa sejam uma rica oportunidade de crescimento espiritual e fortalecimento da comunhão paroquial”, motiva o Pároco da Catedral, Padre Geraldo Dias Buziani a participação de todos.

Confira aqui a programação completa da Catedral

Festa em Barbacena

Além da Catedral, a outra paróquia dedicada à padroeira arquidiocesana é a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena (MG). Na cidade do Campo das Vertentes, a programação começa nesta quinta-feira, 10 de agosto, e segue até o dia 20 com a celebração de Missas e a realização da novena.

Inspirados pelo 3º Ano Vocacional do Brasil, na paróquia de Barbacena, os fiéis serão chamados a refletir sobre o sim de Maria, a primeira vocacionada do Pai. “Favoreçamos a compreensão de que toda espiritualidade é vocacional e que Maria, Mestra e Discípula Missionária continua nos ensinando a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria o chamado a servir com fé e doação”, motiva a paróquia a participação.

Confira aqui a programação completa da paróquia de Barbacena

Agenda