domingo

, 19 de maio de 2024

Catedral de Mariana tem novo Pároco

05 de setembro de 2022 Arquidiocese

Foto: Caio Amora

Em uma só harmonia, os sinos do Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG), anunciaram a acolhida do novo Pároco e Reitor da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção: Padre Geraldo Dias Buziani. A Celebração Eucarística e o rito de posse canônica foram presididos pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, no último dia 25 de agosto.

À ocasião, paroquianos, amigos e familiares do Padre Geraldo Buziani, seminaristas, padres e diáconos compareceram em grande número à igreja para recepcionar o novo pároco da Igreja Mãe desta Arquidiocese. Durante a celebração, em sua homilia, Dom Airton explicou aos presentes que a Catedral de Mariana é também uma paróquia e, por esse motivo, necessita de um pároco para estar à frente da condução de seus trabalhos. Ele ainda lembrou que o templo é também uma Basílica Menor, a exemplo das grandes Basílicas, sendo dessa forma, um ponto de referência. 

“Nos Alegramos, portanto, então pelo Padre Geraldo que aceitou essa responsabilidade. […] Quando a gente indica um padre para o ofício, para o trabalho, o padre não vai porque não tem outro jeito, deve ir de bom grado, de coração aberto, querendo fazer aquilo que a Igreja sempre fez: colocar-se a serviço”, disse Dom Airton destacando ainda que a vida na Igreja é de despojamento. 

Em sua pregação, o Arcebispo Metropolitano de Mariana ainda pontuou que o sacerdote é aquele que caminha junto dos fiéis, sendo esse um compromisso do pároco. “O padre na paróquia é pároco de todos, inclusive, daqueles que não são católicos; e pastor também daqueles. Sem querer dominar o rebanho, ele é servidor; deve conduzir todos por um caminho só. Por isso, o estar presente na vida da comunidade de fé é responsabilidade primeira na vida do padre”, enfatizou.

Por fim, Dom Airton apontou os desafios de ser pároco da Catedral. “Como Reitor da nossa Basílica, que é a nossa Catedral, Padre Geraldo recebe gente de todo canto. O rebanho, ou seja, as pessoas que têm relação com essa Igreja, é de toda Arquidiocese de Mariana. Então, não é apenas uma paróquia, circunscrita no território, mas é mãe de todos”, destacou. 

Relação de proximidade

Ao final da celebração, em mensagem de agradecimento, o Padre Geraldo recordou a ligação e proximidade com a Catedral de Mariana: paróquia em que recebeu o Sacramento da Crisma, ajudou quando era seminarista e exerceu o ofício de Vigário Paroquial entre os anos de 2009 e 2015.

“Essa alegria do chamado tem a sua razão de ser na possibilidade que o Senhor me oferece de viver ainda mais o mandamento do amor neste cotidiano da vida paroquial. É somente o amor partilhado, que tem suas raízes na Cruz de Cristo, que nos torna realmente felizes. Por outro lado, reconheço a minha fragilidade e temores, [já que] é a primeira paróquia [que atuo como pároco]. Por isso, assumo essa missão confiando na Graça de Cristo que vem em socorro da nossa fraqueza”, disse o novo Reitor da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção.

Acolhida paroquial

Em nome da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, a paroquiana Sueli Souza Soares prestou uma homenagem ao novo Pastor dessa comunidade de fé recitando um poema, de sua autoria, sobre o Padre Geraldo Buziani e desejando-lhe boas-vindas. Leia um trecho a seguir:

“Seja bem-vindo, Pe. Geraldo,

Entra e ajude-nos

A sermos como as crianças

E acolhermos a juventude 

Tão sedenta de atitude 

Para inseri-la na Igreja 

Que também é jovem.

A Igreja que somos nós.

Seja bem-vindo!

Se nos permite um conselho

A Igreja já deu o tom.

“Fala com sabedoria, ensina com amor.” 

O mundo carente de educação

prima pela ternura

de Deus no coração.

Deus seja louvado em sua vida, que é um presente, uma benção para nós”. (Sueli Souza Soares)

Leia o poema na íntegra AQUI

Fotos: Caio Amora

Agenda