sábado

, 13 de julho de 2024

Catequistas da Região Mariana Sul participam de reunião em Barbacena

24 de agosto de 2023 Arquidiocese

Representantes de 30 das 32 paróquias que compõem a Região Mariana Sul estiveram presentes na reunião promovida pela Coordenadora Regional Maria de Fátima Tostes no Centro Regional de Pastoral, em Barbacena (MG), no último dia 12 de agosto. O objetivo do encontro foi reunir coordenadores paroquias da Catequese para iniciarem a preparação da comemoração do Dia do (a) Catequista, comemorado no último domingo do mês de agosto, neste ano, dia 27.

Segundo o Catequista João Batista Augusto, da Paróquia Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Tugúrio (MG), à ocasião, “os catequistas refletiram sobre sua vocação na vivência do amor, inspirados pelo Evangelho de Mt 17,14-20. [Ainda], foi feita uma síntese da reflexão do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), conduzido por Sheila, que motivou a todos os coordenadores presentes a refletirem sua vocação, na missão de educar vida e fé por meio do anúncio de Jesus Cristo, iniciando a vida cristã”, explicou.

Alguns coordenadores presentes registraram sua impressão desta reunião/encontro, proveitoso e articulado:

“Em tudo um toque de Deus… Foi assim nossa reunião de coordenadores, um cenáculo de amor, vocacionados e apaixonados pela arte de evangelizar. A calmaria da oração inicial os levou até ao colo de Nossa Senhora, Maria tomou conta daquele momento restaurando nossos pensamentos e corações. Agradecida por cada detalhe desde a chegada com a acolhida da secretaria, o carinho da Fátima e as palavras da Sheila um aprendizado maravilhoso. Quando nos abrimos a ação do Espírito santo tudo se transforma, maravilhas acontecem, esperanças são renovadas e corações são aquecidos para continuarmos nossa missão. Parabéns a equipe de coordenação. Deus os(as) abençoe!”, disse Maria Rita Gonçalves Cunha, da Paróquia Santo Antônio, em Barbacena.

“Momento rico de oração, formação e aprendizado, fortalecendo a nossa missão de catequistas. Na oportunidade, foram passadas orientações e decisões para a celebração do Dia do Catequista, para que seja um dia festivo, valorizando a vocação dos Catequistas”, contou Vera Isabel da Silva Machado, Paróquia São José Operário, em Barbacena.

“Achei um encontro muito proveitoso. Vi que existem muitos problemas a serem sanados. Porém, percebi que apesar da Catequese já caminhar muito tempo, alguns dos nossos catequistas estão despreparados. O material de formação muitas das vezes não chega nas mãos das (os) catequistas. Coordenar é uma missão, não é status, porque cabe ao coordenador fazer chegar na base tudo e mais um pouco de informação e formação. Os desafios da Catequese são muitos. Estamos vivendo um período de mudanças muito rápidas e a Catequese precisa ‘atualizar’, falar e estar inserida no mundo, mas não pode jamais agir como o mundo quer. É preciso ver o mundo com os olhos de Deus, acolher, cuidar e amar. Como nos propõe o PAE devemos nos alimentar do Pão e da Palavra e sair em missão, e usar a Pedagogia de Jesus porque os desafios são grandes, mas temos ao nosso lado Aquele que prometeu: ‘Eu estarei convosco até o fim dos tempos’ (Mt 28,20)”, declarou Marcia Cristina de Castro, da Paróquia Bom Pastor, em Barbacena.

“Foi um encontro maravilhoso. Voltamos para nossas paróquias renovadas. Formação muito boa, com temas que ao longo deste semestre poderiam ser trabalhadas nas comunidades, pois sentimos necessidade de atualização/unidade. Orar juntos e se abastecer com a Palavra.  Foi muito bom. Que venham mais encontros como esse”, partilhou Marlene Bueno da Silva Oliveira, da Paróquia Divino Espírito Santo, em Barbacena.

As catequistas, que executam um trabalho fundamental no processo de evangelização, são sempre destaque na Região. O trabalho é sempre desenvolvido em grupo e repassado para as paróquias de forma dinâmica e inteligente, não dando espaço nenhum para o ócio, executando da forma que era possível mesmo durante as restrições da pandemia que enfrentamos em 2020. Desta vez.

Texto e foto: Ana Paula Mendes dos Santos