sábado

, 25 de maio de 2024

CEBs em ação: Grupos de Reflexão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição se reúnem para a realização do plenário

30 de abril de 2024 Arquidiocese

A Comunidade São Sebastião (Motas), em Congonhas (MG), acolheu na última quinta-feira, 25 de abril, o plenário dos Grupos de Reflexão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A celebração foi presidida por Fátima Sabará, juntamente com membros da Comunidade acolhedora.

Observando o crescimento do número de participantes, no encontro, estiveram presentes oito comunidades: Motas, Pires, Mineirinha, Barnabé, Campo das Flores, Praia, Tijucal e Dom Silvério, além de visitantes das cidades mineiras de Viçosa e Belo Horizonte.

O Roteiro dos Grupos de Reflexão nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) é próprio da Arquidiocese de Mariana e nos meses de abril, maio e junho tem como tema “Reencantar a Política”. A meditação é fundamentada Doutrina Social da Igreja, a partir de documentos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional dos Leigos do Brasil (CNLB), Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e a Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco.

As três perguntas para o plenário giram em torno dos trabalhos sociais. As pessoas presentes lembraram diversos exemplos de caridade “individual”, entre eles o trabalho da Sociedade de São Vicente de Paulo (Vicentinos) e dos próprios Grupos de reflexão.  As comunidades lembraram ainda os desafios da organização do povo (caridade coletiva) e a necessidade da luta por política pública e do voto consciente nas eleições municipais deste ano.

Uma proposta é o debate das candidaturas coletivas, que possibilitam maior participação popular. Ao final do Plenário, a Comunidade São Sebastião ofereceu delicioso arroz temperado (gratuito) num clima de fraternidade. Num tempo em que se faz (quase) tudo por dinheiro, partilhar é revolucionário.

O próximo plenário paroquial, em maio, provavelmente será na Comunidade Mineirinha em data a ser marcada.

O Grupo de Reflexão nas CEBs é um sacrário vivo, é o Verbo encarnado no coração do Povo, é catequese e formação permanente pela consciência crítica e libertação integral.

Participar do Grupo de Reflexão e do Plenário mensal faz parte da Comunhão com a Arquidiocese de Mariana, com a Igreja no Brasil e com o Papa Francisco.

Texto e foto: Grupos de Reflexão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas