domingo

, 07 de agosto de 2022

Celebração de envio marca o encerramento do 9° Seminário Arquidiocesano da Juventude

21 de junho de 2017 Arquidiocese

O último dia do 9° Seminário Arquidiocesano da Juventude realizado em Piranga, nesse domingo (18), iniciou-se com os participantes rezando e partilhando sobre as experiências da vivência missionária que ocorreu no sábado (17). Após o encerramento das atividades nas oficinas foi realizada a celebração de envio.

Durante a celebração, os jovens, que representam as cinco Regiões Pastorais na equipe central, receberam o subsídio “PJ Mariana: 30 anos construindo um jeito jovem de ser igreja” que passará nos grupos/paróquias da arquidiocese como uma preparação para a festa dos 30 anos. “Cada grupo é convidado a acrescentar um retalho a cada bandeira que acompanha o subsídio, e relatar algo que marca a história do mesmo. As cinco bandeiras, junto aos retalhos, formarão uma grande bandeira a ser apresentada nas comemorações do Dia Nacional da Juventude de 2018”, explica o secretário arquidiocesano da pastoral, Marcos Xavier.

Segundo o assessor arquidiocesano da PJ, padre Luiz Paixão, o seminário e as outras atividades de comemoração dos 30 anos são bem marcantes na caminhada da pastoral. “Esses eventos são importantes primeiro na formação da identidade da Pastoral da Juventude. Quando nós realizamos e vemos acontecer este seminário, com jovens de toda a arquidiocese, isto prova que está história de 30 anos é marcante na nossa Igreja. A PJ nesses 30 anos marca um momento muito forte de evangelização na Arquidiocese. Este é um sinal de vitalidade. Não é celebrar 30 anos de um passado, mas celebrar um presente que está acontecendo e tem um futuro. Este seminário confirma tudo o que a pastoral vem construindo em sua história”, ressalta.

Iniciado na quinta-feira (15), o 9° Seminário Arquidiocesano da Juventude reuniu 170 jovens. Oficinas, mesas redondas, vivência missionária e momentos celebrativos fizeram parte da programação. Para Juliana Pereira do Grupo Igreja Jovem, em Conselheiro Lafaiete, o seminário foi maravilhoso. “Ter a oportunidade de estar em contato com pessoas diferentes humaniza mais a gente. Estamos acostumados com a nossa realidade e aqui tivemos contato com outras realidades. Poder conhecer mais sobre a história da PJ também foi muito bom. Levarei tudo para o meu grupo”, conta.

O pároco anfitrião, padre José Raimundo, ressaltou que foi uma alegria para a sua paróquia ter acolhido o evento. “Para nós é uma grande alegria acolher o seminário da juventude. Principalmente neste momento tão desafiador da sociedade. A juventude é sempre a grande esperança e então receber este evento é acreditar nessa força que vem da própria juventude. Para nossa paróquia é um momento de enriquecimento e de felicidade”, disse.

Hino dos 30 anos

O resultado do concurso para o hino dos 30 anos da PJ na Arquidiocese foi divulgado no último dia do seminário. Segundo Marcos Xavier foram mais de 5.600 votos e com 42,30% dos votos o hino escolhido foi “És o brilho desta terra” de autoria de Isaías Cléber Martins Gonçalves, que pertence ao JOIA (Juventude Organizada Idealismo e Ação) da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Sericita, na Região Pastoral Mariana Leste.

Agenda