quarta-feira

, 29 de maio de 2024

Celebração religiosa marca a inauguração da capela do Hospital Bom Jesus, em Congonhas (MG) 

18 de fevereiro de 2023 Arquidiocese

“Ela tem um formato simples, singelo, contudo numa modernidade acolhedora. Com as frases latinas, as quais ficavam na antiga capela, Sic Deus dilexit mundum: Assim Ele amou o mundo (Filipenses 2,7-9) e Exinanivit semetipsum: Ele aniquilou a Si mesmo (Jo 3,16)”. Essa foi a descrição da nova capela do Hospital Bom Jesus, em Congonhas (MG), feita pelo Padre Paulo Barbosa, na cerimônia de inauguração e bênção do local. 

A celebração religiosa de inauguração da capela do Hospital Bom Jesus, foi realizada pela Arquidiocese de Mariana, na sexta-feira, 17 de fevereiro, com a presença de autoridades do município, da igreja e de funcionários do hospital. A missa foi celebrada pelo Padre Paulo Barbosa, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, e concelebrada pelo Vigário Paroquial, Padre Geraldo Barbosa.

É importante lembrar que, há cinco anos, a antiga capela foi demolida para que o Hospital Bom Jesus pudesse receber o complexo beneficente e a construção do Centro de Terapia Intensiva, para o bem da saúde pública e também dos particulares. 

De acordo com o Padre Paulo Barbosa, após a demolição da antiga capela, a Prefeitura de Congonhas, o Hospital Bom Jesus e a Arquidiocese de Mariana fizeram um combinado e, a partir disso, foi realizada a construção da nova capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição. 

A presença da Pastoral da Saúde no Hospital Bom Jesus 

Na oportunidade, o Padre Geraldo Barbosa disse que a abertura da nova capela tem como intuito o fortalecimento espiritual dos enfermos, da Pastoral da Saúde e dos funcionários. Ele ainda destacou que a Pastoral da Saúde está presente no Hospital Bom Jesus, por meio das visitas dos agentes que acompanham e ajudam nas necessidades básicas, de acordo com as suas capacidades. 

A alegria e a gratidão dos fiéis com a inauguração da nova capela do Hospital Bom Jesus 

A Sacristã da igreja, Conceição Severino, ficou emocionada com a inauguração da nova capela e destacou o sentimento de gratidão por essa realização coletiva. 

“A gente só tem a agradecer  a Deus, a Imaculada Conceição e ao Padre Paulinho pelo esforço, dedicação e empenho para que todas as comunidades tenham a sua própria capela. Mas, em especial, a gente pode voltar à capela do hospital”, apontou Conceição. 

As missas, na capela do Hospital Bom Jesus, serão realizadas sempre às primeiras quartas-feiras do mês, às 15h. Toda população está convidada a participar. 

 Foto: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Congonhas (MG)