sábado

, 20 de abril de 2024

Celebrações marcam seis anos do rompimento da barragem de Fundão

04 de novembro de 2021 Arquidiocese

Caminhada em defesa dos atingidos realizada em novembro de 2015. Créditos: Arquivo Dacom

Nesta sexta-feira, dia 05 de novembro, será realizada uma celebração em memória aos seis anos do rompimento da barragem de Fundão, de responsabilidade das mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton. A Missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, às 16h, na Igreja Nossa Senhora das Mercês, localizada no antigo subdistrito de Bento Rodrigues (MG).

Ainda, terá a participação do Bispo auxiliar de Belo Horizonte e membro da Comissão Episcopal Especial para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.

Além da celebração, na data, às 11h, será realizada uma manifestação na Praça Minas Gerais, em Mariana (MG), um encontro dos atingidos que lutam em busca da justiça e que sofrem até hoje com as consequências do rompimento. Após o encontro, às 14h, os participantes são convidados a uma visita no antigo Paracatu de Baixo e para um outro ato no local onde está sendo realizado o novo reassentamento do distrito.

Os atos e a celebração foram organizados em parceria pela Comissão de Atingidos pela Barragem de Fundão de Mariana, Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Arquidiocese de Mariana, Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) e pela Escola Família Agrícola Paulo Freire.

 

 

 

 

créditos: divulgação

Comunidade de Paracatu de Baixo

Já no próximo domingo, 07 de novembro, às 15h, a Comunidade de Paracatu de Baixo irá celebrar a Santa Missa de 7º dia de falecimento do senhor José do Patrocínio, conhecido como seu Zezinho de Paracatu, que faleceu no último 01 de novembro. À ocasiã0, será feita memória dos seis anos do rompimento da barragem de Fundão.

A celebração será na Matriz do Coração de Jesus, bairro Colina, em Mariana (MG). Após a Missa, a Folia de Reis do Menino Jesus, membros da família e amigos prestarão suas homenagens ao “Seu Zezinho”, que era Mestre da Folia de Reis.

O rompimento

Ocorrido em 05 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão atingiu diretamente as comunidades de Bento Rodrigues (MG) e Paracatu de Baixo (MG), além de trazer consequências para todo município de Mariana (MG) e outras cidades do Estado, como Barra Longa (MG). Passados seis anos, ainda há prejuízos e consequências por todo território.

A Bacia do Rio Doce, atingida pelos rejeitos de mineração, permanece sem a recuperação do rio e de toda sua bacia hidrográfica, e a construção do novo Bento e do novo Paracatu continua em obras. A população segue na luta e na busca por justiça, direitos e destaca a longa demora de resposta ao rompimento, que teve cobertura nacional e causou grandes danos ambientais e socioeconômicos à região.

*Este conteúdo foi atualizado em 05 de novembro de 2021, às 11h10

Agenda