Neste 4 de abril, data que a arquidiocese celebra o centenário de cônego Agostinho de Lourdes Coimbra, o padre Magno José Raimundo Murta, pároco de Cristo Rei, em Ouro Preto, última paróquia que cônego Agostinho colaborou, divulga uma mensagem em homenagem ao aniversariante. Leia na íntegra:
Centenário de cônego Agostinho
Hoje celebramos o centenário do nosso amado cônego Agostinho. Uma vida em favor da vida. A longevidade nos faz pensar no amor de Deus e nos coloca algumas questões:
Por que para uns a brevidade e para outros um tempo elástico? Entre muitos e poucos anos vividos, pra quê? “… é para manifestar a obra de Deus…” Jo 9,3b.
Sou feliz por celebrar 100 anos de vida do cônego Agostinho. Por ele ter sido o primeiro pároco da paróquia de Cristo Rei, por ser essa lenda viva entre nós. Não é momento de confetes mas de alegria e não podemos deixar passar em branco essa data tão sublime. Dia 4 de abril de 1920 nascia na pacata Senhora de Oliveira esse menino que recebeu o nome de Agostinho. Foi chamado por Deus. Podemos dizer que o cônego soube viver com dignidade e honra.
A vida não é somente coisas boas. Para celebrar a Páscoa precisamos subir o calvário e passar pela cruz. A caminhada é feita de momentos em que são necessários usar a austeridade para que possamos ver e levar as pessoas a verem o caminho do Reino.
Completar 100 anos é agradecer a Deus pelo tempo vivido, é saber que tem mais passado que futuro. É pedir perdão porque em momentos em que não se compreende a vida, erramos e pecamos.
O centenário de vida do nosso cônego Agostinho faz com que a Arquidiocese de Mariana, e de modo particular a Paróquia de Cristo Rei, se elevem a Deus para agradecer a vida desse sacerdote que já caminha para os seus 76 anos de vida consagrada.
Parabéns pelos 100 anos de sua vida, grande parte vivida perto de nós.
Hoje 4 de abril de 2020 vamos todos rezar em agradecimento da vida desse nosso amigo, irmão cônego Agostinho de Lourdes Coimbra de Oliveira.
Padre Magno José Raimundo Murta – Pároco de Cristo Rei
Somos da paróquia de Cristo Rei, Somos a família de Jesus!