A Festa do Glorioso Mártir São Sebastião em Barbacena, que aconteceu de 11 a 21 de janeiro, foi um evento marcante e repleto de significado para a Paróquia São Sebastião. Com o tema “A Eucaristia nos faz igreja, comunidade de amor”, cada dia da novena contou com a participação de pastorais, movimentos e paróquias convidadas.
Durante as Celebrações Eucarísticas, foram realizadas bênçãos especiais para pães, gestantes, enfermos, crianças, comerciantes, saúde, famílias, água, sementes, velas, militares e para todos que receberam os Sacramentos na Paróquia. Além disso, houve a participação de sacerdotes das Arquidioceses de Mariana e Juiz de Fora, bem como da Diocese de São João del-Rei.
Corrida Rústica.
Durante a festa, teve a Adoração ao Santíssimo todos os dias, Confissão, Procissões, homenagens póstumas a Dom Geraldo Lyrio Rocha e Cônego Leandro de Carvalho, além de atividades culturais como barraquinhas, desfile da Melhor Idade e Corrida Rústica.
A festa reuniu inúmeros fiéis durante todos os dias de orações e louvor a Deus, fortalecendo a fé e a esperança da Comunidade para prosseguir rumo à santidade. Agradece-se ao Pároco, Cônego Luiz Carlos César Ferreira Carneiro, pelo pastoreio e zelo com o povo de Deus, bem como a todos que se dedicaram para a realização deste evento tão especial para toda Comunidade Paroquial.
Vencedoras do concurso promovido pela Paróquia São Sebastião.
Como parte da programação da festa do padroeiro, no dia 19 de janeiro, aconteceu a eleição da “Rainha e Princesas da Melhor Idade” da Paróquia de São Sebastião. O concurso contou com um público estimado em 250 pessoas, que com muita alegria, animação e descontração prestigiaram as 15 candidatas ao título, que desfilaram esbanjando alegria e felicidade.
Em 2024, foi eleita como Rainha, a candidata Maria de Souza Meira, que recebeu a coroa e a faixa de Sueli Guilarducci, Rainha em 2023. Foram escolhidas princesas, as candidatas: Maria Eni Guilarducci e Maria de Lourdes Assis. A iniciativa visa destacar a beleza de se viver todas as idades, em especial, a velhice, de forma alegre e cristã.
Texto: Elaine Bertolin
Fotos: Pastoral da Comunicação