sábado

, 18 de maio de 2024

Centro de Pastoral da Região Mariana Sul promoveu dia de formações e reuniões; Grupos de Reflexão e Laicato da Fora de Barbacena estiveram presentes

21 de agosto de 2023 Arquidiocese

Reunião dos Grupos de Reflexão.

O dia 12 de agosto foi marcado pelas atividades pastorais no Centro de Pastoral da Região Mariana Sul. Pastorais, movimentos, grupos e dimensões se reuniram em diferentes eventos, reuniões e encontros. Foram 171 pessoas presentes para mais uma vez, marcarem o mês com seu trabalho, sua dedicação e disponibilidade.

Todas as cinco salas do local estavam repletas de pessoas entusiasmadas e dispostas a continuarem propagando os ensinamentos e vivência pastoral, de acordo com o objetivo discutido. Incentivados pelo Vigário Episcopal, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, que desde o início de suas atividades como responsável pela Região Sul, visa dinamizar as atividades pastorais, cada um dos presentes demonstrou o contentamento em poder participar em nome de sua paróquia ou forania.  União, vontade e determinação foram as palavras-chave para descrever o sábado da Região Sul.

Ao longo do dia, Catequese, Grupos de Reflexão, Dimensão Sociopolítica, Pastoral da Juventude e leigos da Forania de Barbacena estiveram reunidos no local.

Confira como foram o encontro de leigos da Forania de Barbacena e a reunião a respeito dos Grupos de Reflexão.

Encontro de Leigos – Forania Barbacena

A coordenação do Laicato Regional apresentou uma proposta onde, cada forania da região realizará um encontro com seus leigos. Os convidados, com quantidade a ser definida por cada coordenação do Laicato das quatro foranias da Região Mariana Sul, são aqueles que trabalham ativamente nas pastorais/grupos e movimentos e efetivam o trabalho junto a Igreja, fazendo acontecer o processo de evangelização, em parceria com os párocos. Sendo assim, a forania de Barbacena realizou o Encontro do Laicato, com vagas para três representantes de cada paróquia. Um total de 30 representantes participaram deste momento.

Representantes e coordenadores paroquias das várias pastorais da Região puderam vivenciar a acolhida calorosa do Vigário Forâneo, Padre Lucas Germano, acompanhado do casal responsável pela coordenação dos leigos, Cláudia Alves Moreira dos Santos e Carlos Marçal dos Santos, da Paróquia Bom Pastor.

Leigos da Forania de Barbacena.

 

Padre Lucas foi também assessor do encontro, contribuindo com as explanações sobre a primeira reflexão que constava na programação com o tema: “Profecia e missão dos cristãos leigos e leigas”. A Assessora da Dimensão Sociopolítica na região, Irmã Arlene Simões participou também do momento formativo e de partilha, realizando a parte que regia a 2º reflexão da pauta: “Defender a vida no nosso chão”. Por sua vez, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, contribuiu com a meditação sobre “Espaços eclesiais e sociais para exercer nossa missão e profecia”.

Sannder Lourenço, coordenador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, sempre ativo e participante nas formações e encontros regionais, relatou suas impressões: “Sempre é muito importante voltarmos as bases para podermos relembrar a nossa missão de leigos na Igreja, um olhar mais profundo ao nosso redor, nos leva a ver que convivemos com pessoas que fazem a diferença evangelizando. Profetas do nosso tempo que nos levam a repensar como tem sido nossa missão profética na sociedade, em nossa família e no grupo de trabalho pastoral em que estamos inseridos. Que sejamos Luz no mundo, seguindo os passos de Cristo”.

O Encontro foi o primeiro realizado dentre as quatro foranias, sendo impulso para as demais. A próxima forania que realizará a formação será a de Rio Pomba, 26 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG).

Grupos de Reflexão

Com a presença de 45 pessoas, participantes dos Grupos de Reflexão de todas as paróquias da Região Mariana Sul, o bate-papo foi conduzido pelo Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira.

À oportunidade, os presentes partilharam sobre os trabalhos efetuados e as dificuldades enfrentadas, permitindo ao Coordenador Arquidiocesano de Pastoral perceber o quanto o trabalho tem progredido para traçar metas futuras junto aos grupos.

Texto e fotos: Ana Paula Mendes dos Santos

Agenda