sábado

, 25 de maio de 2024

Cerca de 700 pessoas participaram do Encontrão do Terço dos Homens realizado em Cachoeira do Campo

20 de abril de 2023 Arquidiocese

Cerca de 700 pessoas se reuniram no último domingo, 16 de abril, no distrito de Cachoeira do Campo (MG) para participarem do Encontrão do Terço dos Homens. Acolhido pela Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, o evento foi promovido pela Região Mariana Norte e contou com a representação de quase todas as 22 paróquias do regional.

O encontro teve início com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, presidida pelo Vigário Paroquial, Padre Mauro Lúcio de Carvalho, e concelebrada pelo Pároco, Padre Harley Carlos de Carvalho Lima. Em seguida, os presentes caminharam até o Oratório de Dom Bosco.

Essa caminhada ficou marcada pela expressão dos grupos do Terço dos Homens que levaram para o encontro suas bandeiras e banners, além das presenças da Banda União Social de Cachoeira do Campo e do grupo de Congado de Ouro Preto (MG).

No oratório, aconteceu o almoço festivo, além de momentos de música e uma palestra sobre a devoção a Nossa Senhora, proferida pelo Padre Paulo Barbosa, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas (MG). Em sua fala, o sacerdote pontuou os motivos da devoção, sendo o primeiro o próprio Cristo Jesus, pois Ele é o centro da fé cristão. Ainda, apontou-se a razão eclesiológica, sendo essa a Igreja, que necessita de oração para se encontrar com o Senhor e reunir a Comunidade.

Outro ponto destacado na formação foi a Mariologia, uma vez que, segundo Padre Paulinho, como é mais conhecido, “Maria é o caminho para se chegar a Jesus Cristo”. À ocasião, foram também explicados cada um dos mistérios do Santo Terço: gozosos, dolorosos, gloriosos e o luminoso.

Para Padre Paulinho, é por meio da oração do Terço que o povo expressa a sua ligação com a Palavra de Deus, uma vez que o Terço está entranhado à Bíblia. “O Terço não é uma invenção. É a própria Palavra de Deus em oração”, ressaltou o presbítero.

Um fato marcante nesse evento foi, além da participação masculina, a presença de mulheres e crianças. Por esse motivo, o Padre Paulinho definiu-o como um “grande encontro, um encantamento, porque expressou o grande amor e a devoção do nosso povo para com Maria”. “Nossa Senhora exerce um papel feminino, materno, na vida dos cristãos e as pessoas, então, têm realmente uma grande alegria de poder devotar e rezar a Nossa Senhora”, complementou.

“O encontro se tornou oportuno para refletir a oração, mas também propondo que as pessoas levem a oração a ação, transformando a vida das famílias e das comunidades. O Terço realmente ajuda para que sejamos fortes e firmes, [especialmente] neste tempo que tanto se fala de armas, de violência. O Terço é a nossa ‘arma’ para nos fortalecermos nas inseguranças, nas dificuldades, nas situações corriqueiras da vida”, afirmou Padre Paulinho, ao parabenizar a Região Mariana Norte e a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré pelo evento e sugerindo que fosse levado às demais regiões também.

Ao final do encontro, aconteceu a oração do Terço com a participação dos grupos e demais presentes.

Fotos: Paróquia Nossa Senhora de Nazaré/Divulgação